Sexta-feira | 26 de junho, 2020 | 20h32

 

MISTÉRIO ESPACIAL


O sinal de onda gravitacional produzido é consistente com a observação feita pelos detectores de ondas gravitacionais LIGO-VIRGO em 14 de agosto de 2019, chamado de GW190814.

Gerson Soares

 

Visualização artística de uma misteriosa forma espacial que está sendo estudada por cientistas do LIGO-VIRGO dos Estados Unidos. Imagem: Alex Andrix / LIGO

 

O que podemos observar no vídeo é uma visualização artística do GW190814. Essa visualização mostra um objeto compacto (que pode ser uma estrela de nêutrons ou um buraco negro) sendo engolido por outro buraco negro nove vezes mais massivo – ou maior, usando uma linguagem mais popular. Ainda não se pode definir se esse sinal é o mesmo observado pelos cientistas do LIGO-VIRGO.

O LIGO – Observatório de Ondas Gravitacionais com Interferômetro a Laser ou Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory, na sigla em inglês, é apoiado pela Fundação Nacional da Ciência (National Science Foundation) dos Estados Unidos e operado pelos institutos Caltech (California Institute of Technology) e o MIT (Massachusetts Institute of Technology).

 

LIGO-VIRGO: Visualização artística de Alex Andrix.

Créditos da imagem: X-ray: NASA/CXC/MIT/M. McDonald et al.; Optical: NASA/STScI

Leia mais sobre
ASTRONOMIA

 

Leia as últimas publicações