Sexta-feira | 13 de março, 2020 | 18h27


A arte suave está enfrentando neste início do calendário de competições para 2020 seu adversário mais inusitado: o coronavírus.

Gerson Soares

O vírus Covid-19 paralisou as mais tradicionais competições de Brazilian Jiu Jitsu (BJJ) programadas para o mês de março. As três principais entidades da modalidade cancelaram os campeonatos já programados para o calendário de 2020. Neste momento os atletas da arte marcial que se espalhou pelo mundo estão perplexos e não erraremos se dissermos que este é um adversário sem fronteiras, que não se abalou até agora com os golpes que recebeu e continua avançando.

 

BJJ enfrenta um adversário inusitado: coronavírus paralisa competições das principais federações da arte suave. Foto: John Lamonica / Wikipédia

 

Talvez, fosse melhor dizer finalizando, para usar um termo comum entre os praticantes da arte suave, levando milhares ao isolamento e os mais vulneráveis ao óbito. Depois do anúncio de pandemia feito pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta quarta-feira (11), três eventos importantes de BJJ foram cancelados. Primeiro o PAN 2020 pela IBJJF (Internacional Brazilian Jiu Jitsu Federation), que aconteceria na Universidade da Califórnia instalada na cidade planejada Irvine, localizada na região metropolitana de Los Angeles, CA-EUA. O comunicado foi direcionado aos atletas nesta quinta-feira (12) e o evento estava programado para ter início no próximo dia 18.

Eventos cancelados

No Brasil, a Federação Paulista de Jiu Jitsu teve de cancelar definitivamente nesta sexta-feira (13) – ontem havia divulgado que realizaria o evento baseada em informações da Secretaria de Saúde paulista – a I Etapa do Circuito Paulista 2020 de Jiu Jitsu que estava programado para se realizar nos dias 14 e 15 de março no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, região Metropolitana de São Paulo. Com mais de 1.800 inscrições confirmadas, centenas de atletas que treinaram para a competição ficaram surpresos com o aviso divulgado nesta manhã.

Por fim, para completar a desastrosa disseminação do coronavírus quanto à prática do Jiu Jitsu, a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ) interrompeu até o dia 19 de março as inscrições para o Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu 2020. O evento está programado para ser realizado entre o dia 27 de abril e 3 de maio. De acordo com o anúncio divulgado hoje pela entidade, esta acompanhará os desdobramentos da pandemia para tomada de decisões sobre a realização ou não do tradicional evento.

Organizadores de outras modalidades esportivas como o futebol e até das Olimpíadas a serem realizadas no Japão entre os meses de junho e julho, também estão tentando se adaptar ao fato assombroso. Médicos e o próprio Ministério da Saúde já esperam um aumento dos casos para as próximas semanas. Por isso é tão importante prevenir-se. As redes sociais, sites governamentais e a imprensa mundial estão divulgando os meios mais eficazes para a contenção dessa doença.

Na atualidade, o Jiu Jitsu – expressão japonesa que em português se traduz para “arte suave” – é a arte marcial mais difundida do planeta. Tendo essa difusão ocorrido pelo desempenho e sucesso dos atletas brasileiros, ficou conhecido no mundo inteiro como Brazilian Jiu Jitsu. Fato marcante entre os praticantes é a união e o respeito imperantes. Esses podem ser diferenciais para enfrentar essa ameaça mundial.

Leia o comunicado da CBJJ

Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou status de Pandemia para o Coronavírus e o Ministério da Saúde prevê que nas próximas semanas haverá grande aumento de casos de infecção por coronavírus no Brasil. A classificação como Pandemia possui considerações e medidas de precaução que poderão ser adotadas pelo governo e que impossibilitem a realização de eventos com aglomeração de pessoas.

CBJJ fechou temporariamente a inscrição para o Campeonato Brasileiro de Jiu JItsu 2020 até o dia 19 de Março e está acompanhando de perto o desdobramento das decisões a nível nacional e internacional para a possibilidade da realização do evento sem riscos para atletas, staff, espectadores e população.

A CBJJ procura por meio desse comunicado alertar a todos participantes, para que todos possam se preparar a tempo e tomar as devidas providências de forma a evitar maiores transtornos.

Os atletas que não se sentirem confortáveis em lutar, poderão solicitar a devolução da inscrição até o dia 21 de Abril.

Leia o comunicado da FPJJ

I Etapa do Circuito Paulista 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou status de Pandemia para o Coronavírus e o Ministério da Saúde prevê que nas próximas semanas haverá grande aumento de casos de infecção por coronavírus no Brasil.
A classificação como Pandemia possui considerações e medidas de precaução que poderão ser adotadas pelo governo e que impossibilitem a realização de eventos com aglomeração de pessoas.

A FPJJ está cancelando a I Etapa do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu deste próximo final de semana, 14 e 15 de março, devido a possível propagação. Nossas maior preocupação sempre foi a saúde e o bem estar de nossos atletas.

Manteremos a lista de inscritos em nosso site para que assim que houver uma data que não ponha em risco nossos atletas seja feita a I Etapa. Se você estiver de acordo esse processo será automático. Para qualquer outra dúvida nos envie um e-mail fpjj@fpjj.com.br

Leia mais sobre
ARTES MARCIAIS