Domingo | 26 de setembro, 2021


Nesta segunda-feira (27) será comemorado mais um Dia Nacional da Doação de Órgãos, a diferença é que haverá uma audiência pública da maior importância para os transplantados na Câmara dos Deputados, em Brasília.


Conforme a entidade, pesquisas apontam que mais de 50% dos transplantados não conseguem se reinserir no mercado de trabalho; a mortalidade dos transplantados na pandemia é 10 vezes maior que na população geral; e mais de 66% dos transplantados não recebem nenhum rendimento formal seja salarial ou previdenciário.

Na audiência, marcada para começar às 10h, os transplantados defenderão “a implementação de direitos sociais que atualmente inexistem”, de acordo com a ABTx (Associação Brasileira de Transplantados).

“Estes são apenas alguns dos problemas enfrentados pelo transplantado. O transplantado simplesmente deixa de existir para a legislação brasileira após o transplante. A realização do transplante não é a cura para o transplantado, e sim um tratamento para o resto da vida”, afirma a nota divulgada no dia 24.

Grupo de risco

A pandemia de Covid-19 agravou mais ainda a subsistência dos pacientes transplantados que se encontram no grupo de risco por tomarem medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição dos órgãos transplantados, aumentando a possibilidade de óbitos entre essas pessoas.

“Diante desse contexto, se houvesse extensão dos direitos da pessoa com deficiência aos pacientes transplantados seria possível assegurar melhor proteção inclusive no âmbito da Assistência Social”, pondera a ABTx.

Os interessados na Doação de Órgãos podem acessar o site da ABTx (www.abtx.com.br). Para participar da audiência pública e acompanhar a votação na Câmara dos Deputados acesse: www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cssf.