Sábado | 2 de novembro, 2019 | 13h50


Exposição inédita apresenta São Paulo pelas lentes de Gaensly.

O Museu da Energia de São Paulo abriu a exposição inédita “São Paulo pelas lentes de Gaensly”. A mostra temporária apresenta, além de objetos e documentos, uma seleção do maior acervo conhecido do fotógrafo suíço Guilherme Gaensly (1843-1928), preservado pela Fundação Energia e Saneamento. Na data, o público pôde participar de uma visita mediada com a historiadora Danieli Giovanini e a arquivista Maria Fernanda Mendes e Freitas, curadoras da exposição.

 

 


Gaensly trabalhou para a companhia de energia Light São Paulo entre 1899 e 1925, período em que o fotógrafo registrou a transformação urbana da Capital.

Nos destaques da mostra, além das fotografias, o público pode conhecer a câmera de Grande Formato 5x7”, modelo similar utilizado pelo fotógrafo na época, cartas da Light para Gaensly e desenhos técnicos que representam as estruturas da cidade, como postes elétricos, registradas pelas lentes de Gaensly.


A exposição fica até 28 de março de 2020 no andar térreo do Museu. A entrada é gratuita. Clique para adquirir nossas publicações.


O Museu da Energia de São Paulo – Fundação Energia e Saneamento fica na Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos, Centro, SP. Telefone: (11) 3224-1499.
Acesse: www.museudaenergia.org.br

Primeiro carro da linha de bonde elétrico “Penha” em sua inauguração,
no Largo do Tesouro. 1901. Foto: Acervo FES

Leia mais sobre
MEMÓRIA DE SÃO PAULO
HISTÓRIA DE SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações