Segunda-feira | 23 de março, 2020 | 17h43


Até a tarde deste domingo a informação oficial era de 25 mortes e 1.546 casos confirmados. Agora, todos os estados do país possuem casos confirmados da doença. O Ministério da Saúde (MS) acaba de atualizar os dados.

Gerson Soares

O número de casos foi atualizado às 17h de hoje (23) no perfil da entidade no Twitter. Segundo o MS, existem agora 1.891 casos confirmados de coronavírus no Brasil e 34 óbitos, sendo 30 em São Paulo e 4 no Rio de Janeiro.

 

Números de sexta-feira, foram triplicados até hoje. Foto: Renato Strauss / ASCOM MS

 

Neste domingo (22), o Brasil registrava 1.546 casos positivos de coronavírus. O estado de Roraima apontava dois casos que colocam todos os estados brasileiros em alerta – era o único que ainda estava isento de contaminações.

São Paulo registrava 25 mortes e o Rio de Janeiro 3, totalizando 25 óbitos em todo o país. Mesmo assim, ainda há quem tente brincar ou se aproveitar da situação. Durante a coletiva deste domingo, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu que as pessoas não acreditem em fake news, após um áudio falso ter sido atribuído a ele.

“Não é só o coronavírus que traz problemas para o país. As fakenews também! Hoje, tive conhecimento de um áudio que dizem ser com a minha voz, falando várias coisas sobre o vírus. Deixo aqui bem claro: todas as informações que eu for passar para a população serão feitas pelos canais oficias do Ministério da Saúde”, esclareceu.

WhatsApp do Ministério da Saúde (MS)

A pasta tomou uma providência atualizada que poderá ser acessada por todos daqui em diante, disponibilizando um número exclusivamente para receber informações virais que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas quanto serem verdadeiras ou falsas.

“Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640”, informou a assessoria do Ministério da Saúde.

 

Fonte: Ministério da Saúde

 

Transmissão comunitária

Esse tipo de transmissão do coronavírus em todo o país foi reconhecido pelo MS nesta sexta-feira. É fato que nem todas as regiões apresentam o mesmo nível de transmissão. Nem por isso, a população dessa região deixará de participar do esforço coletivo que passa a ser adotado pelos brasileiros.

É importante observar a rapidez com que a doença faz novas vítimas. No dia 20 de março o MS computava 11 mortes. Três dias depois (23), os números já saltam para 34 óbitos, como acabou de ser informado. Até agora São Paulo é o estado que mais apresentou baixas.

“Assim, a medida é uma estratégia para que todo o Brasil se una contra o vírus”, alerta o MS.


As informações são do Ministério da Saúde

Leia mais sobre
CORONAVÍRUS

Leia as últimas publicações