Quarta-feira | 29 de março, 2021


A notícia e a possibilidade de adesão a voluntários começaram a ser divulgadas em março deste ano e os estudos clínicos já estão em andamento.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Oxford e do Instituto Jenner, o ensaio da Fase I envolveria inicialmente 30 voluntários com idade entre 18 e 40 anos, com ênfase na investigação no nível de respostas do sistema imunológico geradas pela vacina usando a técnica de aplicação por spray nasal, além de monitorar a segurança e reações adversas.

Com o avanço do estudo, que no total tem o objetivo de vacinar 54 adultos saudáveis entre 18-55 anos durante as fases, será possível detectar o grau de proteção da aplicação intranasal.

“Alguns imunologistas acreditam que a aplicação da vacina no local da infecção pode aumentar a proteção, especialmente contra a transmissão e doenças leves. Esperamos que este pequeno estudo focado na segurança estabeleça a base para futuros estudos maiores que são necessários para testar se administrar a vacina desta forma protege contra a infecção por coronavírus”, disse o clínico-cientista e investigador-chefe do estudo, doutor Sandy Douglas.

 

Close-up do spray sobre fundo preto. Foto: divulgação / Universidade de Oxford

 

Os voluntários serão reembolsados com 325 e 445 libras pelo tempo despendido e despesas de viagem, respectivamente para aqueles que receberem uma ou duas doses; valores equivalentes entre 2.340 e 3.200 reais.

O professor Adrian Hill, Diretor do Instituto Jenner e Investigador Principal do estudo afirmou: “Esta é uma abordagem nova e empolgante para administrar uma vacina que está na liderança contra a COVID-19, que pode ser muito eficaz na prevenção não apenas de episódios de doenças, mas também de infecções assintomáticas e, assim, ajudar a reduzir a transmissão na população”.