Segunda-feira | 12 de agosto, 2019 | 11h41


Atletas brasileiros fizeram bonito no melhor Pan de todos os tempos, mas para que isso fosse possível houve o máximo empenho das demais delegações que só valorizaram esse desempenho.

 

Basquete feminino renasceu em Lima. Primeiro título do Pan desde 1991, em Havana. Foto: Pedro Ramos / rededoesporte.gov.br

 

Os atletas dos XVIII Jogos Pan-Americanos 2019, realizados em Lima-Peru, deixam um legado para as novas gerações que gradativamente os sucederão: garra e patriotismo. O choro e a emoção de muitos nos lembra também que esses sentimentos patrióticos e de superação nem sempre se encontra nos dirigentes de alguns países que representaram.

O Brasil fez uma das suas mais brilhantes participações nos Jogos Pan-Americanos de todos os tempos, igualando-se e superando países tradicionais em modalidades como a natação, por exemplo, onde o desempenho dos competidores brasileiros os fez alcançar o maior número de medalhas, num total de 30. A delegação brasileira de natação contou com 34 nadadores.


Saiba mais em rededoesporte


O Peru proporcionou a todos ótima acolhida, uma linda festa e sua participação como sede foi exaltada pelo presidente da Pan-Am Sports, Neven Ilic que no final da noite deste domingo (11) declarou encerrados os jogos de Lima e passou a bandeira ao prefeito de Santiago do Chile, aonde será realizado o próximo evento.


Veja como ficou o quadro geral de medalhas dos 10 melhores colocados nos XVIII Jogos Pan-Americanos de Lima - 2019


Pan-Am 2016 - Judoca Rafaela Silva é orgulho da primeira medalha de Ouro brasileira. Foto: Rio 2016/David Ramos

Leia mais sobre
ESPORTES

 

Leia as últimas publicações