Reaproximação dos Estados Unidos e Cuba pode por fim ao embargo de 50 anos


Sexta-feira, 10 de abril de 2015, às 11h47


A histórica reunião do secretário de Estado dos EUA John Kerry com o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez na Cidade do Panamá, marcou o dia 9 de abril, como sendo o primeiro encontro entre os funcionários em seu nível desde 1958.

 

O Secretário de Estado dos EUA John Kerry cumprimenta o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez na Cidade do Panamá, sendo o primeiro encontro entre os funcionários em seu nível desde 1958. Foto: Departamento de Estado dos EUA

O Secretário de Estado dos EUA John Kerry cumprimenta o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez na Cidade do Panamá, sendo o primeiro encontro entre os funcionários em seu nível desde 1958. Foto: Departamento de Estado dos EUA

 

O encontro prenuncia outro ainda mais aguardado entre os presidentes cubano, Raúl Castro, e americano, Barack Obama que deve ocorrer hoje (10) durante a Cúpula das Américas no Panamá.

A presidente Dilma Roussef também participará do evento, juntamente com os líderes do continente americano, que discutiram, entre outros assuntos, economia e desigualdade social em seus países. Com a popularidade em pleno declínio, a presidente do Brasil, também deverá se encontra com Obama.

Sobre o encontro dos mandatários cubano e norte-americano, a BBC, polemizou ontem: “O que Che Guevara diria sobre a reaproximação EUA-Cuba?”, ouvindo especialistas em Cuba e Che Guevara, mencionando que “alguns críticos questionam se uma aproximação entre Havana e Washington não seria uma traição ao passado revolucionário da ilha”.

Há 57 anos, Fidel Castro, irmão de Raúl, liderou uma revolução em Cuba que derrubou o governo apoiado pelos Estados Unidos, colocando o país sob o regime comunista. Figura importante nessa transição foi Che Guevara, mundialmente referenciando revoluções socialistas.

A participação de Cuba na Cúpula das Américas e a abertura de acordos com os Estados Unidos, poderá por fim ao embargo econômico de Washington a Havana.

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil
Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo
Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo
Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
  • Bolsonaro lança partido Aliança pelo Brasil

  • Nota de repúdio da Associação Nacional dos Procuradores da República, vídeo

  • Pátria Amada Brasil: 300 dias de Governo

  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*