Segunda-feira, 11 de abril de 2016 às 12h01
Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, mostra apresenta trajetória da dama das artes de São Paulo e vai até 2018 e a entrada é gratuita.
Começou neste sábado (9), no Solar da Marquesa de Santos – que fica na área central de São Paulo –, a exposição “Yolanda Penteado, a dama das artes de São Paulo”, com curadoria de Marcos Mantoan e co-curadoria de Alecsandra Matias.
A mostra é uma homenagem à mulher que transformou o cenário cultural brasileiro, criando instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), a Bienal de São Paulo, o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e a Companhia Cinematográfica Vera Cruz.
No evento de abertura da exposição, a secretária municipal de Cultura, Maria do Rosário Ramalho, destacou a importância de exposições como essa serem realizadas no centro de São Paulo. “Estou muito feliz de a marquesa poder receber a grande dama das artes. Estamos em um pedaço tão bonito da cidade e que muita gente que mora em São Paulo tem medo de acessar. Então, ter uma exposição desse tipo aqui, qualifica a cidade, qualifica o centro. E é uma alegria saber que a exposição vai ficar bastante tempo, porque muitos núcleos de turistas visitarão, mas acho que o nosso desafio é trazer as pessoas da cidade também”, disse ela.
A exposição “Yolanda Penteado, a dama das artes” se divide em cinco salas com documentos e imagens que abordam sua vida pessoal, a parceria com seu marido, Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo) – também idealizador de diversos projetos de arte, além de informações sobre sua gestão em instituições artístico-culturais.
Serviço:
Exposição Yolanda Penteado, a dama das artes de São Paulo
Solar da Marquesa de Santos
Rua Roberto Simonsen, 136 - Centro
Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
A mostra fica aberta ao público até 10 de dezembro de 2018. Entrada gratuita.
Leia mais sobre
SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS
Leia mais sobre
ENTRETENIMENTO
Leia as últimas publicações