SP é oficializada como uma das sedes do futebol nas Olimpíadas 2016

Sexta-feira, 2 de outubro de 2015, às 05h19


Governador assinou contrato que oficializou a participação da Capital paulista; São Paulo vai receber oito seleções para 10 partidas de futebol.

Do Portal do Governo do Estado

São Paulo vai receber oito seleções olímpicas e dez partidas de futebol durante os Jogos Olímpicos 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro. As partidas vão acontecer na Arena Corinthians, que fica em Itaquera, zona Leste da cidade.

A participação da Capital foi oficializada nesta quarta-feira (30), em solenidade que contou com o governador Geraldo Alckmin, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e do presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas 2016, Carlos Arthur Nuzman.

 

O Governador (C) e o Prefeito de São Paulo (D), na Arena Corinthians após a assinatura do contrato de Cidade Sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Foto: Ciete Silvério/A2img

O Governador (C) e o Prefeito de São Paulo (2ºDE), na Arena Corinthians após a assinatura do contrato de Cidade Sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Foto: Ciete Silvério/A2img

 

“Nós poderemos receber em São Paulo mais delegações do que na Copa do Mundo [realizada em 2014]. Bem provável que isso aconteça, porque serão 42 modalidades, 206 países e 11 mil atletas. Esse é um dos maiores eventos mundiais e São Paulo fica muito feliz de receber os jogos e as delegações”, disse o governador.

O contrato celebrado traz compromissos recíprocos para a realização da competição de futebol, principalmente, nas áreas de segurança pública, saúde e mobilidade urbana. Serão sete dias de jogos, com uma novidade: três deles com rodadas duplas.

Primeiro jogo será em 3 de agosto de 2016

Os jogos olímpicos serão realizados entre 5 e 21 de agosto, mas a primeira partida de futebol em São Paulo será no dia 3, antes da abertura oficial. Já o último jogo na Capital será em 19 de agosto. A cidade vai sediar seis jogos da primeira fase, dois das quartas de final, um da semifinal e um da disputa pela medalha de bronze.

As seleções que irão jogar em São Paulo serão conhecidas até abril de 2016, mas o Brasil, que tem vaga garantida por sediar os Jogos Olímpicos, tem grandes chances de disputar alguns dos seus jogos na Capital, tanto com a seleção feminina quanto a masculina.

O Governo do Estado, desde a assinatura da Garantia Master Estadual (carta de intenções), assinada em 2008, e depois com a Lei do Ato Olímpico, em 2010, se comprometeu a apoiar a realização dos jogos em São Paulo, valendo-se, inclusive, do legado da Copa do Mundo de 2014.

Como exemplos, há o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que funciona como centro de coordenação de ações de segurança, a governança integrada e as oportunidades turísticas para o Estado. Os compromissos do Estado serão de reponsabilidade do Comitê Paulista das Olimpíadas 2016, que atuará como órgão planejador e executor das ações necessárias à operacionalização e realização do evento.

Nota da Prefeitura sobre o Pacaembu

De acordo com nota divulgada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, após a cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso, o secretário Celso Jatene destacou que durante a realização do evento, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, poderá ser utilizado para eventuais treinos e jogos do Corinthians, time mantenedor do estádio onde serão realizadas as partidas da Olimpíada. “E isso gratuitamente porque ele [o Corinthians] está cedendo gratuitamente a Arena para os Jogos Olímpicos”, disse Jatene.

Semana da Mobilidade e Dia Mundial sem Carro em SP. Na imagem ciclista na Avenida Paulista. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Semana da Mobilidade e Dia Mundial sem Carro em SP. Na imagem ciclista na Avenida Paulista. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Leia mais sobre
MOBILIDADE URBANA

 

cbj mundial judo sexta feira tiagLeia mais sobre
ESPORTES

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo
Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo
Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar
Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime
  • Alexandre Garcia: visão de mais de 50 anos de jornalismo

  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

  • Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo

  • Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar

  • Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*