Quinta-feira, 27 de agosto de 2015, às 12h27
Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT

Combate ao desperdício é uma das medidas para o uso sustentável de água em edifícios. Foto: Maria Kaloudi / Getty Images
Os princípios de sustentabilidade podem ser aplicados a diversas partes de um edifício, como o manejo das suas águas. Alguns dos componentes principais desse trabalho estão ligados ao desenvolvimento, seleção e utilização de tecnologias adequadas ao tratamento e aproveitamento das águas de forma local em um edifício, além da avaliação das demandas e ofertas possíveis para determinada atividade desempenhada na edificação e a indicação dos usos viáveis para essas águas.
O IPT estuda as condições de edifícios públicos e privados para a implantação de políticas de manejo sustentável da água.
Além da substituição de fontes, práticas de reuso e tratamento local de efluentes, a sustentabilidade predial também pode ser trabalhada de forma global em uma elaboração de planos de combate às perdas de água, por setorização das instalações hidráulicas ou pelo combate aos vazamentos.
A economia de água também pode ser conseguida com a instalação de equipamentos moderadores de gastos nos pontos de uso. Eles permitem que o usuário desenvolva a atividade necessária, mas com menor volume de água. O IPT possui atuação histórica nessa área tanto no desenvolvimento quanto na avaliação de conformidade normativa de uma série de equipamentos economizadores de água para usos prediais.
O IPT fica na Av. Prof. Almeida Prado 532 Cid. Universitária - Butantã. Para tratar deste assunto, entre em contato com o Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento - LIP, pelo telefone (11) 3767-4153 ou por email: lip@ipt.br
Leia as últimas publicações