Segunda-feira, 28 de setembro de 2015, às 12h44
As chuvas dos últimos dias foram bem-vindas, mas não alteraram a difícil situação do Sistema Cantareira que abastece diversos bairros de São Paulo, entre eles o Tatuapé que engloba o Jardim Anália Franco.
O volume que tem chovido em São Paulo, já supera as expectativas pluviométricas de setembro, com as chuvas dos últimos três dias. Somente na madrugada desta segunda-feira – foram seis horas de chuvas intensas – choveu o equivalente a 20% do esperado para o mês. Diversas árvores caíram atingindo carros e imóveis, trazendo problemas para o trânsito e há registro de precipitações com granizo que também causaram prejuízos.

Os baldes podem ajudar a economizar água e até se tornarem elementos decorativos, depende da vontade e imaginação de cada um. Fotos: Stock Photo. Sobrefotos: aloart
No entanto, esse volume não melhorou muito a situação do Sistema Cantareira que continua operando no vermelho, ou seja, utilizando a reserva técnica que hoje (28/9) está com -13,1%, de acordo com o boletim diário da Sabesp.
O Governo de São Paulo tem feito campanhas e está dando incentivos nas contas de água para quem economizar o líquido que se torna cada vez mais precioso. Isto para que não falte em momentos simples, como tomar um banho. A falta d’água chega aos condomínios da cidade que se abastecem com caminhões pipa quando necessário. Mesmo assim, já são registrados casos em que a água não foi suficiente para todos os moradores dos inúmeros prédios espalhados pelos bairros do Tatuapé e Jardim Anália Franco.
Pensamento nisso, um engenheiro morador do bairro fez alguns cálculos para mostrar que é possível economizar sem sacrifícios. Veja a seguir.
“Se economizarmos um balde de 20L (litros) de água por dia e morarmos em um prédio de 25 andares, com 4 apartamentos por andar, sendo que todos os moradores economizem também, quantos m³ de água economizaremos em 1 mês?”, questiona e exemplifica.
1) Somente eu economizando:
20L x 30 dias = 600L/mês
2) Quantos apartamentos?
4 x 25 = 100 apartamentos
3) Se todos os apartamentos economizarem?
600L x 100 apartamentos = 60.000 L
“Sim, 60.000L ou 60m³. Seria o equivalente a 60 caixas d’água de 1000L ou a 6 piscinas de 10.000L. E como podemos economizar essa água?
Simples, coletando a água fria que sai do chuveiro enquanto aguardamos que ela esquente. De grão em grão podemos ajudar o nosso planeta!”
O engenheiro explica que se baseou no sistema de aquecimento a gás – instalado em diversos condomínios. Mas que a economia também pode ser feita por quem utiliza chuveiro elétrico – que aquece a água mais rapidamente. Sempre haverá economia com esse tipo de coleta até a água estar aquecida de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
Falando sobre seu cálculo ele diz: “imagine se todos do bairro economizassem? O Cantareira, outras reservas e aquíferos com certeza não estariam assim!”, completa referindo-se à crise hídrica que coloca em sobressalto os moradores de condomínios de São Paulo, assim como do Tatuapé.
Leia mais sobre
ÁRVORES FRUTÍFERAS NA PRAÇA SÍLVIO ROMERO
Leia as últimas publicações