Segunda-feira, 14 de setembro de 2015, às 12h32


Ruas como a Tuiuti ou Visconde de Itaboraí que são coletoras do trânsito da via arterial, neste caso a Radial Leste, se enquadram nesse perfil e fazem parte de ações em nome da “Proteção à Vida”, programa da Prefeitura para o trânsito, que seguindo sua escalada poderá chegar ao bairro em breve. A Área 40, já foi implantada na zona Leste em ruas e avenidas da Penha, São Miguel e Brás.

Apesar do pequeno e cada vez menor número de motoristas que insistem em levar vantagem sobre os outros, dirigir perigosamente e acima da velocidade do fluxo viário, o Tatuapé também deverá entrar na chamada “Área 40”. Esses mesmos condutores, causadores de infrações graves de trânsito, além daqueles que exageram no consumo de álcool e pegam o volante, elevam as estatísticas das mortes e acidentes no trânsito, colaborando na tomada das decisões em nome da segurança e redução das velocidades pela Prefeitura.

 

Rua Tuiuti esquina com Rua Tijuco Preto, ao fundo o cruzamento com a Rua Padre Adelino e  na continuação a Praça Sílvio Romero: placa sinaliza a velocidade máxima de 40 km/h. Foto: aloimage

Rua Tuiuti esquina com Rua Tijuco Preto, ao fundo o cruzamento com a Rua Padre Adelino e na continuação a Praça Sílvio Romero: placa sinaliza a velocidade máxima de 40 km/h. Foto: aloimage

 

Medidas que tomaram corpo no mês de julho nas marginais e estão entre o amor e o ódio dos paulistanos ou contam com a simples tolerância por parte deles. A maioria, no entanto, admite que essas medidas não solucionam os problemas do trânsito na cidade. Mas refletem uma grande visibilidade aos órgãos responsáveis e à própria figura do Prefeito, reagem os oposicionistas.

A redução de velocidade em São Paulo, situação já assimilada por grande parte da população é um fato e quanto mais cedo todos se acostumarem menores serão as consequências, principalmente no que diz respeito às multas que irão pesar no bolso de quem não se adequar. A cidade está povoada de radares e desde a última quinta-feira (10/9), a GCM (Guarda Civil Metropolitana) também opera uma versão portátil de radar para detectar infrações dos motociclistas (leia a nota do Sindicato das Empresas de Distribuição das Entregas Rápidas do Estado de SP).

Mesmo com o questionamento da sociedade ou as manifestações de interesses isolados, a Prefeitura afirma que as medidas estão voltadas para o Programa de Proteção à Vida da CET e os valores arrecadados com as multas – que deve chegar a 1,2 bilhão em 2015 – são investidos em segurança e operação do trânsito. Na teoria todos os veículos devem respeitar as novas velocidades, inclusive os motociclistas, para evitá-las.

As áreas com velocidade máxima de 40 km/h (Área 40) estão sendo adotadas nas ruas coletoras de trânsito, ou seja, aquelas por onde trafegam os veículos que saem das vias arteriais, como a Radial Leste, por exemplo. Na zona Leste, os bairros de São Miguel Paulista, Penha e Brás já têm diversas vias que fazem parte da Área 40.

Ficar atento às alterações é importante neste momento

Portanto, informações da CET levam a crer que ruas do Tatuapé com esse perfil, onde estão incluídas a Tuiuti – que já tinha essa velocidade regulamentada –, Visconde de Itaboraí, Apucarana, Francisco Marengo, entre tantas que fazem a ligação do Eixo Leste-Oeste com as vias internas do bairro devem passar para a velocidade máxima de 40 km/h.

O motivo é que saindo de uma arterial com velocidade máxima de 50 km/h, teoricamente os motoristas devam desacelerar ainda mais para manter a segurança nas vias coletoras ou de acesso ao bairro. Segundo apuramos nesta segunda-feira (14), as vias locais (aquelas mais restritas aos moradores) também devem receber novas placas de 30 km/h. O limite já está regulamentado, só não há sinalização.

De acordo com essa informação, os motoristas também deverão se adaptar melhor à nova realidade do trânsito no emaranhado de ruas dos bairros da capital paulista, como o Tatuapé e Jardim Anália Franco. Será difícil fazer a fiscalização com a presença física ou a instalação de radares em todas as vias coletoras para verificar o respeito ao limite de 40 km/h, mas os agentes de trânsito, caso constatem as infrações, poderão autuar os veículos.

 

Faixa da CET, avisa sobre a implantação de ciclovia na esquina da Rua Tuiuti com a Rua Gonçalves Crespo: nesta parte é preciso tomar cuidado com pedestres e em breve com os ciclistas, razões suficientes para a implantação de Área 40. Foto: aloimage

Faixa da CET, avisa sobre a implantação de ciclovia na esquina da Rua Tuiuti com a Rua Gonçalves Crespo: nesta parte é preciso tomar cuidado com pedestres e em breve com os ciclistas, razões suficientes para a implantação de Área 40. Foto: aloimage

 

Para entender melhor

Se o condutor sair da Radial Leste e entrar na Rua Apucarana – passando esta para Área 40 ou havendo sinalização de 40 km/h – deverá diminuir ainda mais a velocidade para não ser multado pelos agentes de trânsito. O mesmo ocorre na Rua Tuiuti ou aquelas onde houver sinalização. Na esquina desta com a Praça Silvio Romero, existe um radar de semáforo (detectando o avanço no sinal vermelho) que poderá ser adaptado para flagrar também a velocidade dos veículos.

Este é o novo panorama, as ruas estão cada vez mais democratizadas, como querem afirmar os órgãos da Prefeitura. Os espaços são cada vez mais divididos entre automóveis, ciclistas, pedestres e o melhor a fazer é sair com antecedência, para evitar o estresse e não atrasar com os horários dos compromissos.

A OAB-SP (Ordem dos Advogados de São Paulo) entrou com uma ação contra a Prefeitura devido às reduções de velocidade nas marginais em julho, o Ministério Público de São Paulo apoiou a ideia e ainda quis saber para onde vai todo o volume de dinheiro arrecadado. Mas a realidade é que a Prefeitura traçou e executa um plano, dando todas as justificativas necessárias para cumpri-lo. A cada momento o órgão demonstra com estatísticas que baseiam-se em suas próprias pesquisas, nas mesmas práticas adotadas em outros países e de acordo com esses dados encontra-se no caminho certo. Há quem não acredite e a polêmica continua.

Homenageados durante a festa de aniversário de 86 anos do E.C. Sampaio Moreira. Foto: aloimage

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