Terça-feira, 28 de abril de 2015, às 17h31
Equipes da agência da ONU estão desde o dia do desastre atendendo crianças, adolescentes e suas famílias. Recursos captados no Brasil serão integralmente utilizados na ação humanitária nas regiões atingidas.
ONU Brasil | O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) iniciou nesta segunda-feira (27) no Brasil uma campanha de arrecadação de recursos para atender crianças, adolescentes e famílias vítimas do terremoto que atingiu o Nepal nos últimos sábado (25) e domingo (26), destruindo grande parte da capital do país, Katmandu.
Os recursos captados no Brasil serão integralmente utilizados para atender crianças, adolescentes e famílias mais afetados na tragédia. Quem quiser efetuar uma doação, pode fazê-lo por três canais: pelo site de doações do UNICEF (clique aqui); enviando a palavra “UNICEF” para o SMS 27146. Neste caso, o UNICEF entrará em contato para acolher a doação; pela central de atendimento, no número 0800 605 2020.
Milhões de crianças afetadas
Pelo menos 2,8 milhões de crianças que vivem em áreas afetadas pelo terremoto, sendo que quase 1 milhão precisam urgentemente de ajuda humanitária, diz o UNICEF. O terremoto de magnitude 7,9, no dia 25 de abril, e cerca de 60 tremores secundários causaram grande devastação em grande parte do país, incluindo pelo menos 2 mil mortes e destruição geral de prédios.
Equipes do UNICEF já estão atuando nas áreas mais afetadas desde o dia do terremoto. O UNICEF está mobilizando pessoal e suprimentos de emergência para atender às necessidades humanitárias urgentes das crianças afetadas pelo terremoto, com foco em água e saneamento, nutrição, educação e proteção da criança.
O Fundo já está apoiando com o abastecimento de água e o fornecimento de sais de reidratação oral e suplementos de zinco para as pessoas reunidas em assentamentos informais, e fornecendo tendas para instalações médicas, utilizando suprimentos já disponíveis no país. Saiba mais clicando aqui.
Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha (FICV) também apresentou nesta segunda-feira, em Genebra, um pedido extraordinário de 32 milhões de euros para oferecer ajuda a 75 mil desabrigados pelo terremoto que atingiu o Nepal no sábado. Esses recursos serão destinados ao que se refere à sobrevivência, como abrigos temporários e utensílios domésticos de primeira necessidade.
A verba também permitirá que sejam realizados enterros dignos, que se restabeleça a comunicação entre famílias separadas pelo desastre natural e proporcione ajuda psicológica às vítimas. “É um desastre enorme e ainda temos que entender a magnitude de seu impacto”.