Quarta-feira, 17 de setembro de 2014, às 20h19
Evento esportivo mobiliza diversos órgãos públicos
Para que tudo funcione, um batalhão de servidores trabalha antes e durante a Virada
PMSP – Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Polícia Militar, dos Bombeiros, funcionários das subprefeituras e agentes de limpeza urbana são alguns exemplos da importância do trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) e diversos órgãos públicos para a realização da Virada Esportiva.
De acordo com a organização do evento, cinco meses antes têm início o “desenho” da programação que, na sequência, é apresentada às demais secretarias ou órgãos das administrações municipal e estadual para os possíveis esclarecimentos ou mudanças. Definida a programação, começam então as vistorias nos locais que receberão a Virada e reuniões específicas de acordo com o grau de complexidade da atividade.
Para que os participantes possam aproveitar ao máximo, mas sem que isso prejudique as rotinas da cidade, ruas são fechadas, sinalização especial é colocada nos locais e equipes de apoio são especialmente orientadas para que tudo transcorra da melhor maneira possível. “Felizmente a Virada Esportiva, apesar de ser um evento bastante grande, tem transcorrido dentro da normalidade”, lembra o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene. “E isso só é possível com o planejamento antecipado e a dedicação das equipes”.
Em alguns casos, por exemplo, linhas de ônibus têm os trajetos alterados, algumas regiões recebem iluminação especial e reforço na segurança, e rotas que garantem a manutenção de outros serviços públicos, como o acesso aos hospitais, são implantadas.
Clique, divirta-se conhecendo a programação completa e prepare o aquecimento!