Sábado, 24 de dezembro de 2016 às 19h12
Tendo nascido sob o signo do Jiu Jitsu, centro de treinamento do Tatuapé promove a graduação de alunos em diversos estágios; professores também receberam graus.
Gerson Soares
Esforço, concentração e foco. Essas três palavras poderia estar acompanhadas de muitas outras, tais como: muito suor, pegada, frequência, força de vontade. Misture e junte tudo isso e talvez, depois de provar que realmente aprendeu ao examinador – um faixa preta graduado da academia – você será promovido ou receberá um grau na faixa, elevando sua capacidade de acordo com o entendimento dos mestres.
No Jiu Jitsu, categoria adultos, a sequência das faixas são as seguintes: branca, azul, roxa, marrom e preta. Existem professores que interpretam a chegada do aluno à faixa preta, como o início de um longo caminho. Mas há quem compare essa graduação – que na maioria das vezes envolve 10 anos ou mais de aprendizado – a uma grande conquista na própria vida.
Veja todas as imagens na nossa página do Flickr: baixe e compartilhe Flickr Alô Tatuapé
A Xtreme Gold Team, que apoia projetos sociais envolvendo crianças, é um Centro de Treinamento em Artes Marciais que também engloba academias em dois endereços – Tatuapé e Santa Clara em São Paulo. Tendo sido fundada como um dojô de Jiu Jitsu, até hoje sua principal atividade com centenas de alunos, no dia 10 de dezembro promoveu a tradicional graduação anual dessa modalidade, quando os praticanetes recebem faixas e graus.
O evento, que envolveu alunos desde crianças e jovens até os mais graduados, seus familiares e convidados, é considerado antes de tudo um reconhecimento pelo esforço de cada um, mas também uma festa familiar de congraçamento.