Xtreme Gold Team promove tradicional Graduação dos Alunos de Jiu Jitsu, vídeo


Terça-feira, 12 de dezembro de 2017 às 19h59


O evento ocorreu nas instalações da academia no bairro do Tatuapé – São Paulo, no final a emoção tomou conta do tatame, quando o último faixa preta do dia foi chamado.

Gerson Soares

O Jiu Jitsu é um dos esportes mais dinâmicos e difundidos no Brasil, dentre as artes marciais. Um mérito à Família Gracie que o difundiu amplamente e aos mestres Luiz França e Oswaldo Fadda, que também são precursores.

 

Graduados da Xtreme Gold Team - Dezembro de 2017. Foto: aloimage

 

O Centro de Treinamento Xtreme Gold Team é uma das escolas mais tradicionais dessa arte marcial e está localizada no bairro do Tatuapé, tendo como líder o mestre Fábiano Victorino, “Pedra”, faixa Preta 4º grau, que começou a praticar o Jiu Jitsu no ano de 1995.

No sábado (9), a Xtreme, como é conhecida a academia, graduou mais de uma centena de alunos e dez faixas pretas. Pedra falou aos alunos, deixando mensagens de otimismo e dedicação aos novos graduados. Vários professores que dão aulas em academias afiliadas também entregaram as faixas aos seus alunos.

O dia começou com o Samurai, teste de resistência física e psicológica imposto aos novos faixas pretas que “sobreviveram” e lá estavam para receber seu prêmio pelo empenho demonstrado ao longo de vários anos de dedicação ao Jiu Jitsu.

 

Janaina, familiares do Rapha, mestre Saci e à direta, mestre Pedra. Foto: aloimage

 

Momento de emoção

Após todas as graduações, o mestre Saci, faixa Preta 3º grau – que inclusive recebeu este último durante o evento, assim como outros faixas pretas que foram graduados –, chamou o seu aluno Raphael Brangi Forti para receber a faixa Preta. Rapha, como é chamado pelos amigos, já se destacava na faixa marrom e estava prestes a receber a preta, quando sofreu um gravíssimo acidente de motocicleta, há um ano.

Depois de passar por internações e cirurgias, além dos cuidados que recebe dos familiares e da namorada Janaina, ainda com dificuldade para se locomover e falar, se levantou da cadeira de rodas e no tatame se lembrou dos amigos Bruno e Júlio, que lhe disseram: “Nós só vamos pegar a faixa Preta quando você ficar de pé”, acreditando na recuperação muito difícil do amigo e companheiro do tatame.

 

Bruno, Saci, Raphael e Julio: amizade como irmãos. Foto: aloimage

 

Ao lado do Saci, seu professor, e do mestre Pedra, o guerreiro Rapha se ergueu e disse aos amigos, depois de agradecer aos mestres pelos ensinamentos:

– Se eu vim pegar a preta hoje, foi por um motivo só, por causa do Bruno e do Júlio. Eu lembro que o Bruno chegou e falou. ‘Rapha, eu não vou pegar a preta enquanto você não estiver de pé’. Brunão eu tô de pé...

Assista ao vídeo

Daí em diante, o que se ouviu foram os amigos a ovacioná-lo, a emoção tomou conta do tatame. Cumprindo a promessa, os dois amigos também foram graduados com a faixa preta naquele dia. Ponto alto do dia, a última palavra coube ao mestre Pedra: “Formação”. E assim o evento foi encerrado, por volta das 16h.

 

Mestres Pedra, Didico e Saci, seguidos pelos demais faixas pretas cumprimentam os alunos durante a formação. Foto: aloimage

 

Comemoração

Após os cumprimentos, houve a tradicional distribuição de refrigerantes e esfihas. Vários grupos se formaram, já que a academia possui diversos horários de treino. Notícias dizem que a comemoração se estendeu até o final da noite do sábado e outras que alcançou a manhã do domingo.

A Xtreme Gold Team é repetidas vezes considerada pelos alunos como uma grande família, onde cada um apoia e procura passar os conhecimentos que recebe. Principalmente quando chega o final do ano, nota-se que todos se irmanam para que sejam bem sucedidos em seus exames de graduação.

 


Breve histórico sobre o Jiu Jitsu

Conde Koma, nome que teria recebido em sua viagem pela Espanha. Em 1929, a Kodokan o promoveu a 6º dan, e em 27 de novembro de 1941, foi promovido ao sétimo dan (póstumo). Foto: The Japanese book

A Família Gracie, através de Carlos Gracie e Hélio Gracie, e o mestre Luiz França, ao lado do mestre Oswaldo Fadda, são considerados precursores que desenvolveram técnicas de ataque e defesa, baseados nos ensinamentos do conde Koma, japonês que chegou ao País em 14 de novembro de 1914, a Porto Alegre ou ao porto de Santos – há discordância do local onde ele teria desembarcado – ao lado do sensei Satake, ambos são considerados os pioneiros do judô no Brasil. Carlos Gracie e Luiz França logo se tornariam conhecidos de Mitsuyo Maeda, o conde Koma.

Em 20 de dezembro de 1915, Maeda e Satake chegaram a Belém-PA. Enquanto Satake ali permaneceu, Maeda – que após naturalizar-se brasileiro passou a se chamar Otávio Mitsuyo Maeda e ficou conhecido como conde Koma – ainda viajou à Inglaterra e Portugal, depois Espanha e França, voltando em 1917 e fixando-se em Belém do Pará. Casou e lutava esporadicamente, até que fundou sua primeira academia de Judô em 1921.

O encontro com a família Gracie ocorre ainda em 1917, quando Carlos Gracie, aos 14 anos, começa a praticar judô. Logo, seu irmão mais novo, Hélio Gracie ingressaria nos ensinamentos e ambos se tornariam os fundadores do “brazilian jiu jitsu”. Entre os primeiros alunos de Maeda, estava Luiz França que viria ser o mestre de Oswado Fadda, sendo ambos os responsáveis pelo surgimento de outro ramo do jiu jitsu brasileiro.

Fonte: Wikipedia

Faixa Preta #forçaRapha 

Publicado em 12 de dez de 2017
 
 
Mestres Pedra e Tambucci, graduados e alunos da Xtreme no dia 3 de março de 2011. Foto: aloimage

Mestres Pedra e Tambucci (faixa vermelha), graduados e alunos da Xtreme no dia 3 de março de 2011. Foto: aloimage

Leia mais sobre
ARTES MARCIAIS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores
Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo
Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo
Itália em São Paulo
Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo
Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar
Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime
Mensagem do Presidente ao Congresso Nacional
  • Plano Safra é lançado com R$ 225,59 bilhões para produtores

  • Presidente pede confiança para mudar o Brasil, vídeo

  • Presidente Bolsonaro concede entrevista à Jovem Pan: balanço dos 100 dias de governo

  • Itália em São Paulo

  • Paulo Guedes explica a reforma da Previdência, vídeo

  • Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar

  • Ministro da Justiça e Segurança Pública apresenta projeto de Lei Anticrime

  • Mensagem do Presidente ao Congresso Nacional

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*