Sábado, 24 de fevereiro de 2018 às 19h40
Etapa é válida para o ranking mundial da UAEJJF (United Arab Emirates Jiu Jitsu Federation) que faz parte do Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Qualifying Series.
Gerson Soares
Há poucas semanas, Fabiano Victorino – mestre “Pedra”, anunciou aos alunos da Xtreme que ocorrera uma separação entre aquele Centro de Treinamento e a Gold Team – após longos anos de feliz união com grandes conquistas no Jiu Jitsu. Portanto, o líder da agora Xtreme Brazilian Jiu Jitsu e sua legião de alunos, estão no alvorecer de uma nova fase.

Atletas da Xtreme no Esporte Clube Sírio, zona Sul de São Paulo: prof. Alezinho, Nelsão e Nahor (D). Com a medalha, sorrindo, André Ferraccioli, "Cachorrão". Foto: arquivo particular
Neste sábado (24), o mestre Pedra teve a primeira grata surpresa em campeonatos, com a vitória do aluno faixa azul André Ferraccioli, no South America Continental Pro Jiu Jitsu Championship - GI, depois de vencer duas lutas. “Começamos com o pé direito”, disse Pedra no início da tarde, logo após o final da segunda luta que definiu o campeão. Ferraccioli é conhecido entre os amigos da academia por “Cachorrão”.
Na manhã de hoje, por volta das 08h40, lá estava ele se aclimatando no tatame da Xtreme, onde encontrou com os companheiros para conversar, descontrair, fazendo um e outro ajuste técnico. Afinal, qualquer competição estimula áreas do cérebro que podem provocar as mais diversas reações, e nada melhor do que estar “em casa”. Foi o que ele fez, para logo em seguida dirigir-se ao Clube Sírio onde competiu. “Eu vou para ganhar”, afirmou com modéstia. Não é possível fazer previsões, mas o atleta saiu convicto do seu potencial.
O South America Continental Pro é uma etapa muito importante para os competidores de Jiu Jitsu. Aos vencedores é concedido o direito de inscrição gratuita para o Grand Slam Brasil 2018, que acontece no Rio de Janeiro. Mas a vitória nesse campeonato garante muito mais. Além das medalhas aos primeiros colocados, classifica o atleta no ranking mundial da UAEJJF (United Arab Emirates Jiu Jitsu Federation) – Federação de Jiu Jitsu dos Emirados Árabes Unidos. A competição faz parte da série da Qualificação Mundial de Jiu Jitsu Profissional de Abu Dhabi (Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Qualifying Series, em inglês).
As disputas aconteceram neste sábado e continuam domingo (25), no Esporte Clube Sírio, zona Sul de São Paulo. As finais dos faixas pretas serão transmitidas ao vivo pelo canal Combate (TV a cabo). “A etapa paulista do Continental Pro é uma das mais importantes do nosso calendário. Além de ser o maior polo econômico do país, São Paulo é um dos maiores celeiros da arte suave. Tenho certeza que será um sucesso”, enfatizou Walter Mattos, presidente da FBJJ (Federação Brasileira de Jiu Jitsu), à revista Tatame no início deste mês. A entidade por ele representada, em parceria com a UAEJJF – presidida por sua alteza, o príncipe supremo Sheik Mohamed Bin Zayed Al Nahyan – tem obtido grande êxito no Brasil.

Mestres Pedra e Tambucci (faixa vermelha), graduados e alunos da Xtreme no dia 3 de março de 2011. Foto: aloimage
Leia mais sobre
ARTES MARCIAIS
Leia as últimas publicações