Lançado na sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024.
Visualizações por: Ernie Wright
Da frente para trás, as crateras proeminentes são Idel’son L, Amundsen (com o pico central) e Nobile (à esquerda). A montanha atrás de Nobile é o recém-nomeado Mons Mouton. O ponto vermelho serve como ponto focal e marcador de horizonte, útil quando o terreno está profundamente sombreado.
Esta visualização mostra os movimentos incomuns da Terra e do Sol vistos de um local próximo ao Polo Sul da Lua. O Sol desliza ao redor do horizonte, nunca mais do que alguns graus acima ou abaixo dele, enquanto a Terra oscila para cima e para baixo, nunca se desviando muito do meridiano de 0°. A Terra parece estar de cabeça para baixo e girando para trás. O ângulo solar perpetuamente baixo produz sombras extremamente longas que giram sobre o terreno lunar acidentado.
A animação comprime seis meses em dois minutos e meio. A escuridão periódica do terreno nem sempre ocorre porque o Sol está abaixo do horizonte. Às vezes, o Sol está diretamente em frente ao observador e, nesses momentos, vemos as sombras projetadas por elevações distantes.
Créditos:
Estúdio de Visualização Científica da NASA
Suporte técnico: Laurence Schuler e Ian Jones (ADNET Systems, Inc.)



