Criado em 2009, o museu ocupa o Palácio das Indústrias e seu entorno, que por si só já é capaz de transportar para uma outra época. O prédio foi construído em 1924 para abrigar exposições e, dando asas à imaginação, possui o aspecto de um pequeno castelo.
Com localização privilegiada, ao lado da estação Dom Pedro II do metrô, foi desenvolvido com o objetivo de despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos por meio de exposições com linguagem simples e acessível.
Do átomo ao maior planeta do sistema solar; do menor inseto aos maiores animais da terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da proteção ambiental. Tudo é apresentado de forma interativa para fazer da visita uma prazerosa viagem ao conhecimento e à cultura.
O Catavento abriga 250 instalações, em 12 mil metros quadrados de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Com exposições com ideias simples ou complexas, como: reproduzir o chão da lua com a pisada do astronauta Neil Armstrong, viajar pelo Brasil na época dos dinossauros; compreender como funciona a eletricidade estática que faz os cabelos ficarem em pé ou fazer uma escalada enquanto conhece grandes personalidades da história.
Acesse o site do museu e escolha sua programação de Férias no Catavento.
Destaque – Imagem: Museu Catavento / Divulgação



