NOSSA HISTÓRIA

 

 

Em 2025, o Alô Tatuapé completa 32 anos de atividades como veículo de comunicação. Esta nova atualização da página sobre a NOSSA HISTÓRIA começou no dia 30 de abril e foi concluída no 1º de maio de 2025. As datas homenageiam o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído e o Dia do Trabalho. A primeira data refere-se às ações que envolvem parceiros a nível mundial, onde cada um trabalha difundindo esse importantíssimo tema que abrange o meio ambiente e os habitantes do planeta. Portanto, essas datas se correlacionam.

Ao longo do tempo, elaboramos algumas pequenas alterações, atualizando este histórico a partir de datas significativas. Anteriormente, havia sido atualizado no dia 9 de julho de 2021 — data que reverencia os heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932. Foi atualizado em 21 de abril de 2018 — Dia de Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira que lutou e morreu pela Liberdade e Justiça em 1789. Antes, em 2016, houve outra atualização no dia 8 de março, Dia da Mulher. Como portal de notícias, o Alô Tatuapé passou a ter edições na web em 2013.

 

International Noise Awareness Day – Global Partners — Parcerias para conscientização sobre os ruídos ao redor do mundo.

 

O Alô Tatuapé foi elaborado pela agência de propaganda Alô São Paulo (atualmente ALOSP MKT DIG), e se tornou um novo veículo de comunicação que passou a circular, no formato tabloide, entre agosto de 1993 até março de 1997, com essa configuração. Da concepção até a distribuição do jornal, o processo tinha início com a produção das matérias e anúncios, depois era diagramado e enviado para um bureau de fotocomposição a laser, retornando para ser montado manualmente em past-up para a arte-final. Em seguida, era copiado em fotolito e posteriormente para as chapas de impressão. Impresso em papel alta alvura (parecido com o sulfite), cada edição podia ser impressa em uma cor (azul, amarelo, vermelho, verde e suas variações).

No dia 5 de junho de 1997, a publicação iniciou sua nova fase no formato revista, voltando ao nº 1. A então revista Alô Tatuapé foi publicada pela primeira vez com 16 páginas. Apenas a capa, a contracapa e as duas páginas centrais eram coloridas, as demais impressas em preto e branco. A impressão totalmente colorida da revista só foi feita em junho de 1999, edição nº 25, trazendo Ayrton Senna na capa.

As edições impressas da revista Alô Tatuapé circularam até a publicação da 10ª Edição Histórica | Memórias do Tatuapé e São Paulo, Dezembro de 2013, nº 165, quando completou 20 anos de atividades da marca.

 

As mudanças dos logotipos de 1997 até a atual (sentido horário). Mais acima, o primeiro exemplar em formato tabloide, onde pode ser visto o primeiro logotipo adotado.

 

O portal Alô Tatuapé combinou uma fórmula de valorizar a tradição do bairro junto às páginas do noticiário e propagandas, mostrando as situações existentes há um século aproximadamente, motivado pela riqueza histórica peculiar, que abriga personagens importantes. Atualmente, o Tatuapé ainda é um dos locais mais agradáveis para se viver na cidade de São Paulo, mas há pelo menos 20 anos foi deixando para trás o bucolismo interiorano que encantava.

Por nossa vez, continuamos a destacar esses dois aspectos: o antigo e o novo. Inclusive, sendo fonte de pesquisas para o livro “Memórias do Tatuapé – Uma viagem às origens nos séculos XV a XVII”, que conta a história do bairro e seu nome peculiar. O exemplar, que pode ser encontrado na Biblioteca Mário de Andrade, está catalogado na Sala São Paulo, especialmente dedicada às obras sobre a cidade.

Para mostrar as peculiaridades do Tatuapé e toda a extensão que abrange o Jardim Anália Franco, criamos seções especiais ao longo dos anos, como por exemplo, as editorias MEMÓRIA — desde a primeira edição no formato tabloide —, COLUNA SOCIAL — a partir da adoção do formato revista em 1997 —, e a editoria BAIRRO, por volta do ano 2000, hoje focando a atenção principalmente na conjuntura estrutural que envolve o urbanismo, manutenção, entre outros assuntos regionais.

Apesar da regionalidade inicial das edições, o veículo abordava assuntos de interesse geral e da cidade de São Paulo. Com um olhar voltado para o futuro, a revista já publicava matérias abordando temas como Doenças Raras, Meio Ambiente, Justiça, História, Ciências, Pesquisas ou Equoterapia, dentre outros assuntos variados.

Hoje esses temas são editorias que trazem matérias de interesse científico, da Saúde e Medicina ou Mudanças Climáticas; Oceano e Oceano pré-histórico, viagens por ilhas e terras distantes que podem ser lidas por milhares de pessoas, inclusive no exterior, onde estamos evoluindo em países, como os Estados Unidos, Noruega, Reino Unido, Portugal, Alemanha, França, Polônia, Índia ou na Áustria, dentre outros que nos honram com sua frequência.

 

 

MEMÓRIA

A editoria Memória, também conhecida como Memória do Tatuapé, deu origem a diversas exposições – nos shoppings Metrô Tatuapé e Anália Franco, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e Hotel Meliá (atual São Paulo Tatuapé – Meliá) – que foram inspiradas na seção Memória e assim realizadas. A equipe do Alô Tatuapé participou ativamente, fornecendo informações, textos e imagens às exposições. A primeira Exposição Memória do Tatuapé, realizada no Shopping Metrô Tatuapé, teve este veículo como órgão divulgador e o fundador da publicação, Gerson Soares, como membro da Comissão Organizadora.

Toda essa movimentação gerou trabalhos escolares, universitários e grande interesse entre os moradores. Nossas edições históricas anuais e a valorização que a editoria MEMÓRIA proporcionou, desde que tivemos a iniciativa de propagá-la, levaram inúmeras empresas e instituições — comerciais ou particulares — a conectarem suas marcas à história do bairro. Esse fato se deve ao interesse dos nossos leitores pelo tema, além de ter atraído a atenção da mídia de forma geral após 1993.

Hoje é possível ver diversas publicações que procuram seguir essa fórmula, sejam elas digitais ou impressas. O reconhecimento do pioneirismo do Alô Tatuapé veio com a revista Veja São Paulo – Bairro do Tatuapé, quando a reportagem nos procurou e do nosso escritório saíram indicações significativas e imagens fornecidas para a publicação da Editora Abril.

 

Complexo Viário Padre Adelino com vista para a Radial Leste: Paisagem mais bonita e trânsito mais organizado.

 

COMPLEXO VIÁRIO PADRE ADELINO

Devido a esse pioneirismo, já enveredamos pelos caminhos muitas vezes desafiadores do jornalismo, com o objetivo de fazer aquilo que precisava ser feito, escrito e publicado com independência e isenção. Uma das maiores provas disso foi a perseverança deste veículo, diante de forte oposição, para que fosse construído um complexo viário que desse vazão ao fluxo de trânsito que sai da Praça Sílvio Romero e imediações, em direção ao Centro, Belém, Belenzinho, Água Rasa e adjacências.

Graças à persistência e às inúmeras edições da revista Alô Tatuapé nesse sentido, hoje existe o Complexo Viário Padre Adelino — termo que teve origem em nossa redação e depois assim ficou conhecido popularmente —, lembrado principalmente pela ponte estaiada atualmente sob a denominação de Ponte Deputado Ricardo Izar — inaugurada como Ponte Dom Luciano Mendes de Almeida —, e vários acessos de ida e volta para a Avenida Radial Leste e Avenida Salim Farah Maluf. O leitor encontrará rico material nesse sentido em nossos arquivos históricos e um resumo na aba Reportagens Especiais – Complexo Viário Padre Adelino.

 

 

REPORTAGENS ESPECIAIS

O Alô Tatuapé também já foi várias vezes congratulado pela sua atuação jornalística de maneira geral, especialmente após a publicação de reportagens como: Armênios – O povo de Noé; pelo acompanhamento e pesquisa sobre o Japão e a visita do príncipe Naruhito ao nosso país (Brasil – Japão 100 anos); ou pela iniciativa de realizar os Jogos Abertos do Tatuapé, competição anual com diversas modalidades (Futsal, Futebol de Campo, Jogos de Salão [truco, tranca, sueca e dominó], Futebol de Mesa [botão], Vôlei e Handebol feminino e Bocha), promovida pela revista durante seis anos consecutivos (1999–2004), envolvendo centenas de jovens atletas, craques remanescentes da áurea época varzeana — o bairro era repleto de campos e times de futebol —, além dos moradores.

Em uma das edições dos Jogos Abertos do Tatuapé, chegamos a um número impensado pelas mais entusiásticas das nossas expectativas, com mais de 1.000 atletas participantes em diversas modalidades esportivas, que confraternizaram-se nesse âmbito esportivo. Esse evento teve a participação fundamental de José Ramos Pereira, conhecido como Zé dos Paralamas, que durante anos foi colaborador do Alô Tatuapé.

 

 

JOGOS ABERTOS DO TATUAPÉ

Os Jogos Abertos do Tatuapé, ou Copa Tatuapé, como popularmente ficaram conhecidos, foram um sucesso de público e participação, envolvendo diretamente também os bairros vizinhos, como o Carrão, Vila Formosa, Água Rasa, Parque São Jorge e a Vila Maria Zélia. Tivemos a participação de clubes de São José dos Campos, Praia Grande e outras cidades na modalidade Bocha, trazidos pelo saudoso Zé dos Paralamas.

A ideia da Copa Tatuapé foi aproveitada pela Prefeitura de São Paulo, que criou os Jogos da Cidade, sendo sua precursora a ex-vice-prefeita Nadia Campeão, que atuava na Secretaria de Esportes Municipais e participou como convidada durante a solenidade de entrega das medalhas aos atletas participantes dos Jogos Abertos do Tatuapé.

 

 

MODA MAIS

As mulheres sempre tiveram o carinho que merecem ao longo das pautas elaboradas para as publicações. Em gratidão aos incentivos que recebemos, criamos um dia especial com desfile de moda e serviço de buffet, apresentações de dança flamenca e dança indiana, nos ambientes e na piscina com cascata da suntuosa residência cedida pela Unione Italiana Associazione Beneficente e Culturale para o evento. O 1º Moda Mais contou com a presença maciça feminina do bairro Tatuapé, quando reunimos mais de 200 mulheres numa única tarde. Afinal, o evento era delas, e foi nesse bairro paulistano que este veículo de comunicação começou o seu desenvolvimento.

Na transição entre as edições impressas do Alô Tatuapé para este portal de notícias, criamos a editoria MULHER, especialmente dedicada a elas, onde podem ser lidas matérias de saúde, prevenção de doenças, campanhas e outras notícias do universo feminino.

 

 

Aspecto de parte da home do portal de notícias Alô Tatuapé em 2 de abril de 2025.

 

32 ANOS

Após 32 anos de atividades jornalísticas, levantamentos históricos, reportagens especiais e também como ferramenta de propaganda e marketing voltada às empresas, ainda temos mais algumas outras histórias como estas para contar.

Agradecemos pela oportunidade de nos dirigirmos a você, leitor(a), que sempre nos acompanhou nesta trajetória.

O Alô Tatuapé continua cumprindo sua missão original baseada no slogan: Semeando Amizades e Tradições.

Por conseguinte, jamais nos desviamos daquilo que certifica nossa missão: Trabalhar pelo jornalismo com clareza e independência.

Estas afirmações justificam e descrevem a nossa conduta e os nossos ideais.

LINKS

:: Complexo Viário Padre Adelino

:: Jogos Abertos do Tatuapé

:: Moda Mais

:: Brasil–Japão 100 anos


Este histórico é parte integrante do portfólio da agência ALOSP MKT DIG, que desenvolveu e faz a manutenção do portal de notícias Alô Tatuapé.