Lançado na quinta-feira, 1 de abril de 2021.
Este vídeo mostra o movimento das sombras perto do Polo Sul da Lua, ao longo de dois dias lunares, o que equivale a aproximadamente dois meses terrestres. A visualização foi criada a partir de dados coletados pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter.
Nos polos Norte e Sul da Lua, o Sol nunca está a mais de 1,5° acima ou abaixo do horizonte. O padrão resultante de luz e sombras é diferente de qualquer outro lugar na Lua — ou na Terra. Após ampliar uma pequena área lunar elevada perto do Polo Sul, esta visualização recria as condições de iluminação ali durante um período de dois dias lunares, equivalente a dois meses na Terra.
Tão perto do polo, o Sol não nasce nem se põe. Em vez disso, à medida que a Lua gira em seu eixo, o Sol tangencia o horizonte, percorrendo 360 graus ao redor do terreno. Montanhas a até 120 quilômetros de distância projetam sombras sobre a paisagem. Com o Sol em um ângulo tão baixo, ele nunca consegue atingir o fundo de algumas crateras profundas. Os lugares que o Sol nunca alcança são conhecidos como regiões permanentemente sombreadas. São regiões que abrigam alguns dos pontos mais frios do sistema solar e, por isso, aprisionam substâncias químicas voláteis, incluindo gelo de água, que sublimariam imediatamente (se transformariam diretamente de sólido para gás) sob a luz solar intensa e sem atmosfera que incide na maior parte da Lua.
O Sol também parece descrever uma órbita circular nos polos da Terra, mas percorre uma variedade de altitudes. Do equinócio de primavera ao solstício de verão, por exemplo, o Sol sobe cada vez mais no céu, atingindo uma altitude de 23,4°. Ele permanece próximo ao horizonte apenas por alguns dias em torno dos equinócios. Nos polos da Lua, o Sol está sempre próximo ao horizonte e as sombras são perpetuamente longas, percorrendo a superfície com a mudança do azimute solar.
Créditos:
Estúdio de Visualização Científica da NASA.
Música fornecida pela Universal Production Music: “Two Horizons” – Anthony d’Amario
Visualizador: Ernie Wright (USRA)
Produtor: David Ladd (USRA)
Editor de vídeo: David Ladd (USRA)
Narrador: David Ladd (USRA)
Cientista: Noah Petro (NASA/GSFC)
Suporte técnico: Laurence Schuler (ADNET Systems, Inc.) e Ian Jones (ADNET Systems, Inc.)



