Curiosidades sobre o ritual mais amado da Suécia? Fika – o coffee break social sueco – é uma tradição querida e um pilar da vida cotidiana na Suécia. Veja o que significa, como participar e onde aproveitar os melhores momentos de fika na Suécia.
Fika, tão consagrado que é usado tanto como substantivo quanto como verbo, é uma expressão cotidiana em sueco. Você pode tomar um fika (‘ta en fika’) ou fazer uma pausa para o café (‘fika’) – e todos entenderão exatamente o que você quer dizer.
O que é fika?
Embora o fika possa parecer apenas uma pausa para um café com bolo, ele tem um significado cultural muito mais profundo na Suécia. É um momento para parar, conectar-se e recarregar as energias – muitas vezes mais pela companhia e pela conversa do que pelo café em si.
O fika pode acontecer a qualquer hora do dia e geralmente envolve café fresco servido com algo doce; pãezinhos de canela (‘kanelbullar’) são a opção mais popular. Também é uma opção popular e mais descontraída para um encontro do que um jantar fora. Embora alguns possam apreciar uma pausa tranquila para um café sozinhos, o fika é amplamente visto como um ritual social – melhor compartilhado com outras pessoas.

Fika é muito mais do que tomar um café. É um motivo para reservar um momento de qualidade. Pode ser para fazer uma pausa e descansar os pés enquanto faz compras com os amigos. É uma tradição observada com frequência, de preferência várias vezes ao dia. Nos dias ensolarados de primavera e verão, é melhor apreciá-la ao ar livre, naturalmente. Doces para acompanhar são cruciais. Pãezinhos de canela, bolos, biscoitos e até sanduíches abertos servem. Não é surpresa que os suecos estejam entre os maiores consumidores de café e doces do mundo. Créditos: Tove Freiij/imagebank.sweden.se, Região: Estocolmo, Suécia Central
A história do fika
Acredita-se que a palavra em si seja uma inversão das sílabas da palavra “kaffi”, a antiga grafia de café (hoje escrito “kaffe” em sueco). Originalmente, era o próprio café, introduzido na Suécia no século XVIII, que era considerado o verdadeiro fika. Com o passar dos anos, porém, os doces assados que o acompanhavam – frequentemente chamados de “fikabröd” (pão fika) – tornaram-se igualmente importantes, juntamente com o aspecto social do costume. A chegada das confeitarias à Suécia no século XIX consolidou a tradição como um costume de café e bolo apreciado com os amigos.
Como fazer fika como um sueco
Não há regras rígidas para o fika, mas algumas diretrizes ajudam você a se adaptar perfeitamente:
:: Não tenha pressa. Fika é sobre desacelerar e fazer uma pausa de verdade.
:: Escolha o seu ambiente. Pode acontecer no trabalho, em casa ou num café. Pode ser em ambientes fechados ou ao ar livre, na natureza.
:: Leve um mimo. Se você for convidado para a casa de alguém, é costume levar bolo ou doces.
:: Esteja presente. Guarde o celular e aproveite a companhia e o momento.
:: Em locais de trabalho por toda a Suécia, os intervalos para o “fika” costumam ser programados durante o dia. Alguns até têm dois: um no meio da manhã e outro à tarde.
Melhores lugares para curtir fika na Suécia
Os suecos são considerados gulosos, e isso provavelmente contribuiu para o florescimento da cultura de confeitaria no país. Quem já vivenciou a cultura do café sueco sabe que a qualidade é incrivelmente alta – seja em um café na cidade ou em uma padaria no campo. Aqui estão alguns destaques:
:: Cafés e confeitarias aconchegantes em Estocolmo.
:: Pratos locais favoritos de fika em Gotemburgo.
:: Cafés e bares em Malmö.
Destaque – Fika sueca no Grythyttan Inn. “Fika” – O coffee break sueco, ou intervalo fika, é uma combinação de café e bate-papo. Isso fez da Suécia um dos países mais apreciados pelo café no mundo. Em muitos locais de trabalho, há uma sala de café especial, e todos devem comparecer aos intervalos comuns, uma ou duas vezes por dia. Esses intervalos também servem como um fórum informal para discutir diversas questões de trabalho. Um “fika” não está completo sem pãezinhos, biscoitos ou bolos, e é popular desde a segunda metade do século XIX. Créditos: Jakob Fridholm / imagebank.sweden.se. Região: Suécia Central. Localização: Grythyttan, Västmanland



