A Páscoa se aproxima e em vários países, assim como no Brasil, é um costume saborear as receitas preparadas com bacalhau. Hoje mostraremos este preparo de Lars Erik, um clássico da Noruega.
Nascido em 10 de fevereiro de 1957, Lars Erik Underthun, foi medalhista de prata do Bocuse d’Or em 1991. Este é um concurso mundial de culinária que acontece a cada dois anos, reunindo os melhores chefs do mundo. É considerado a “Copa do Mundo da Gastronomia”.
Receita
Lars foi o primeiro norueguês a subir no pódio do Bocuse d’Or, hoje é dono do Spisestedet Feinschmecker, um restaurante que fica próximo ao centro de Oslo, capital da Noruega, e compartlhou sua receita tradicional de stockfish (ou peixe seco), com o delicioso peixe servido com molho e bacon.
Prepare uma refeição clássica de tørrfisk em casa!
O Tørrfisk é tradicionalmente feito de bacalhau sem sal ou skrei (bacalhau migratório do Ártico). No norte da Noruega, o peixe é pendurado para secar ao vento e ao sol em enormes prateleiras de madeira, dando a ele um sabor único.
Reidratação e aumento de peso
Esse produto é conhecido como Bacalhau da Noruega e o conhecemos no Brasil. Existe um cálculo de peso ao reidratá-lo, como nesta receita. Calcule que ao reidratar, o bacalhau deve aumentar seu peso em 35%.

Lars Erik Underthun from the cookbook “Feinschmecker – et klassisk kjøkken”. Foto/Photo: © Lars Petter Pettersen
Tørrfisk, por Lars Erik Underthun
Ingredientes:
(Serve 4 pessoas)
800 g de bacalhau desidratado
400 ml de caldo de peixe
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
200 ml de creme de leite
50 g de bacon
1/4 de erva-doce (planta)
1 cenoura
1/6 de aipo-rábano
Salsa para decorar
Modo de preparo:
1. Divida o bacalhau em 8 pedaços. Lave.
2. Refogue a manteiga e adicione a farinha, mexendo bem. Adicione o caldo de peixe fervente aos poucos. Adicione o creme de leite e reduza ainda mais até obter um molho homogêneo. Coe e tempere com sal e pimenta a gosto.
3. Corte o bacon em cubos pequenos e frite em uma panela com um pouco de óleo de girassol até dourar e ficar crocante. Coloque o bacon em uma toalha de papel para remover a gordura.
4. Descasque e corte os vegetais em pedaços pequenos. Ferva até ficarem macios em água levemente salgada.
5. Cozinhe o peixe em água salgada por cerca de 10 min.
Arrume os pedaços de peixe em tigelas fundas, polvilhe os vegetais e despeje o molho por cima. Polvilhe com bacon e decore com salsa.
Aproveite!
Destaque – Uma refeição clássica de bacalhau feita por Lars Erik Underthun. A classic stockfish meal made by Lars Erik Underthun. Foto/Photo: © Fredrik Ahlsen/Visitnorway.com