Nesta segunda-feira (21) às 12h EDT, a NASA irá apresentar sua nova missão NISAR (NASA-ISRO Synthetic Aperture Radar), que irá escanear toda a superfície terrestre e de gelo do planeta.
O satélite de observação da Terra, uma colaboração inédita entre a NASA e a ISRO (Organização Indiana de Pesquisa Espacial), carrega um sistema de radar avançado que ajudará a proteger comunidades ao fornecer uma visão dinâmica e tridimensional da Terra com detalhes sem precedentes e detectar o movimento das superfícies de terra e gelo com precisão de centímetros.
A missão NISAR decolará do Centro Espacial Satish Dhawan da ISRO em Sriharikota, na costa sudeste da Índia. O lançamento está previsto para o final de julho.
Com seus dois instrumentos de radar — um sistema de banda S fornecido pela ISRO e um sistema de banda L fornecido pela NASA — o NISAR usará uma técnica conhecida como radar de abertura sintética (SAR) para escanear quase toda a superfície terrestre e de gelo do planeta duas vezes a cada 12 dias. O sinal de cada sistema é sensível a diferentes tamanhos de características na superfície da Terra, e cada um é especializado em medir diferentes atributos, como teor de umidade, rugosidade da superfície e movimento.
Essas capacidades ajudarão os cientistas a entender melhor os processos envolvidos em desastres naturais e eventos catastróficos, como terremotos, erupções vulcânicas, subsidência de terras e deslizamentos de terra.
Além disso, a capacidade de penetração de nuvens do NISAR auxiliará nas respostas urgentes às comunidades durante desastres climáticos, como furacões, tempestades e inundações. Os mapas detalhados criados pela missão também fornecerão informações sobre mudanças graduais e repentinas que ocorrem nas superfícies terrestres e de gelo da Terra.
Destaque – Uma colaboração entre a NASA e a Organização Indiana de Pesquisa Espacial, o NISAR usará radar de abertura sintética para monitorar quase todas as superfícies terrestres e cobertas de gelo do planeta duas vezes a cada 12 dias. Crédito: NASA



