Com o tema Vinhos de Lisboa – A Nova Alma dos Botecos, tradicional evento retorna à cidade, nos dias 11 e 12 de outubro, e promove a harmonização de petiscos tradicionais com cerca de 20 rótulos daquela região portuguesa. Programação inclui rodas de samba e dois shows especiais do Bloquinho Gente Miúda para as crianças.
O Festival Cultua de Boteco que reúne em um só lugar alguns dos botecos mais amados de São Paulo, shows de samba e Vinhos de Lisboa, acontece nos dias 11 e 12 de outubro, das 12h às 19h, no MIS Experience, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com entrada gratuita. Organizado pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (SPCB), o festival se consolida como o programa ideal para toda a família no feriado.
Com o tema “A Nova Alma dos Botecos”, esta edição do Festival Cultura de Boteco é uma parceria da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco com a Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa e traz como principal novidade a harmonização gastronômica de petiscos tradicionais com vinhos brancos, tintos e rosés produzidos naquela região portuguesa.
O público poderá provar cerca de 20 rótulos de vinhos da Adega da Azueira, da Adega do Redondo e da Adega da Vermelha enquanto degusta receitas de botecos premiados e outros estabelecimentos premiados do ramo.
“A parceria com os Vinhos de Lisboa vai nos permitir criar algo inédito em São Paulo: combinar o melhor de nossa gastronomia raiz com a qualidade e o frescor dos vinhos da região de Lisboa”, diz o jornalista Miguel Icassatti, criador do Festival Cultura de Boteco. “O vinho é um alimento que traz séculos de cultura e história. Não é preciso ser nenhum entendido no assunto para saboreá-lo junto de amigos, enquanto curte um fim de semana de música e gastronomia com a família”.
Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, complementa: “Trazer os Vinhos de Lisboa para São Paulo e colocá-los lado a lado com a rica tradição dos botecos paulistanos é celebrar a diversidade e mostrar que o vinho pode estar presente em todos os momentos da vida. Os Vinhos de Lisboa carregam a alma de uma região marcada pelo Atlântico — o mar que molda o nosso clima, inspira a nossa frescura e sempre nos ligou ao mundo. Essa energia marítima, que dá identidade única aos nossos vinhos, encontra aqui um novo porto de chegada, em harmonia com a hospitalidade e a convivialidade da cultura brasileira.”
André Sturm, diretor-geral do MIS Experience, finaliza: “Estamos muito felizes de o MIS Experience receber esta edição do Festival Cultura de Boteco. Queremos sempre oferecer experiências no museu e, em botecos, temos algumas das melhores. Uma junção perfeita.”
Além da harmonização da gastronomia dos botecos com os vinhos de Lisboa, o Festival Cultura de Boteco terá atrações musicais para todas as idades. Tanto no sábado (11) como no domingo (12), em comemoração ao Dia das Crianças, a atração será o Bloquinho Gente Miúda, maior bloco de carnaval infantil de São Paulo, comandado por Kel Figueiredo e Manoel Filho.
O samba de raiz será o ritmo a dar o tom nos dois dias. No sábado (11/10), o palco recebe o grupo Tirambaço, revelação da nova cena do samba paulistano; no domingo (12/10), a festa se encerra com a força do Samba pros Orixás, grupo que resgata a cultura africana através de sambas, ijexás e jongos.
“O Boteco é um dos pilares da gastronomia brasileira, é cultura e é empreendedorismo. O vinho também é cultura e, consumido com moderação, está presente em momentos de celebração, entre amigos e família. Por tudo isso, criamos um programa em que todos poderão desfrutar da autêntica cultura de boteco, com petiscos e vinhos incríveis, além de boa música, sem se preocupar onde deixar os filhos”, diz Miguel Icassatti, organizador do festival. “É um evento para a família inteira e com entrada franca.”
Serviço
Festival Cultura de Boteco – Vinhos de Lisboa
Data: 11 e 12 de outubro de 2025
Horário: 12h às 19h
Local: MIS Experience – R. Cenno Sbrighi, 250 – Água Branca, São Paulo
Entrada: Gratuita
Destaque – Imagem: MIS Experiencia / +aloart / G. I.



