Evento gratuito, realizado na zona leste, celebra a tradição japonesa de contemplar a floração e apresenta danças típicas e atividades para os visitantes.
O prefeito Ricardo Nunes participou, na tarde deste domingo (27), da cerimônia de abertura da 45ª edição da Festa das Cerejeiras, no Parque do Carmo, em Itaquera, na zona Leste. O evento, gratuito, é realizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
“Fico feliz em poder ver uma festa tão bacana, organizada, gerando emprego, renda e alegria para mais de 150 mil pessoas que estarão aqui hoje”, disse o prefeito Ricardo Nunes, que exaltou a história da comunidade japonesa em São Paulo e no Brasil. “A gente tem muito orgulho dessa integração, comemorando 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e 117 anos da imigração japonesa. Essa conexão é super importante e uma festa linda, com 4 mil pés de Cerejeiras, que atraem muita gente e consolidam essa relação da cidade de São Paulo com a comunidade”, completou.
A relação entre as duas nações também foi celebrada pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Daisuke Hattori. “As cerejeiras, símbolo da beleza e da renovação, aparecem diante dos nossos olhos como um lembrete silencioso da delicadeza da vida, mas aqui no Brasil representam também a força dos laços que unem Japão e Brasil há tantas gerações. Que este festival, tão querido pelos paulistanos, continue a florescer ano após ano, como símbolo de harmonia entre os nossos povos e culturas”, exaltou o cônsul japonês.
Festa continua no próximo final de semana
Durante o festival, que continuará a ser realizado nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, os visitantes podem assistir às apresentações de tambores japoneses (Taiko) e números de danças folclóricas, além de participar de ações no planetário e atividades no Bosque das Cerejeiras. Nas barracas da praça de alimentação são oferecidas comidas típicas, como yakisoba, temaki, tempurá e gyoza. Na sexta-feira, o evento é realizado das 11h às 17h; aos sábados e domingos, das 9h às 17h.
Nos dois primeiros dias de festa, mais de 120 mil pessoas visitaram o Parque do Carmo; no domingo, mais de 150 mil eram esperadas, chegando a quase 300 mil visitantes no primeiro fim de semana. O fato foi comemorado pelo subprefeito de Itaquera, Rafael Limonta, que também destacou os investimentos feitos na região. “O evento é um marco na cidade e na região, que nessa gestão já recebeu mais de R$ 1,8 bilhão em investimentos e ainda tem muita coisa por vir”, disse.
Tradição
O festival foi idealizado e criado na década de 70 pelas comunidades nipo-brasileiras de Itaquera, quando diversas associações se reuniram e plantaram as primeiras mudas de cerejeiras na região. O ato buscava reconexão com as tradições e a celebração dos 70 anos da imigração no Brasil.
A florada das árvores ocorre no Bosque das Cerejeiras, nas quais brotam flores, especificamente nessa época do ano. A ação mantém a tradição japonesa de contemplar a beleza da natureza.
Destaque – Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo em São Paulo recebe quase 300 mil pessoas no primeiro final de semana. Foto: Daniel Reis / SECOM








