Chefe, fique atento: esses são os indícios que o seu funcionário vai se demitir. A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902.
Para o professor Marcelo Treff, especialista em gestão de carreira da FECAP, em meio a um mercado de trabalho aquecido, os líderes precisam estar atentos aos sinais emitidos por colaboradores que podem estar prestes a pedir demissão. O docente alerta para sinais de que colaboradores estão prestes a deixar seus cargos e dá dicas de como reverter o cenário.
“Existem mudanças de comportamento que servem como indícios claros de que algo não vai bem”, afirma Treff. Entre os principais sinais comportamentais, ele destaca a queda de produtividade proposital, faltas e atrasos frequentes, reclamações indevidas com colegas e chefia, além de comportamentos agressivos, imorais ou ofensivos no ambiente de trabalho.
Essas atitudes geralmente estão associadas a fatores mais profundos. Segundo estudo da consultoria Korn Ferry Hay Group, os principais motivos que levam profissionais a deixarem seus empregos são: baixa compensação financeira, falta de oportunidades de crescimento na carreira, insegurança no cargo, inflexibilidade de horários e incompatibilidade com os valores da empresa.
Como reverter o cenário?
A boa notícia é que nem tudo está perdido. Na opinião de Treff, o líder pode agir antes que a demissão aconteça. “É fundamental prestar atenção nas mudanças de comportamento e abrir espaço para conversas francas. Uma abordagem empática, com escuta ativa, pode revelar o que está incomodando o profissional e até fazer com que ele reconsidere a decisão de sair”, explica.
Além de ações pontuais, as empresas também devem adotar estratégias mais amplas para reduzir a taxa de rotatividade e reter talentos. “É preciso investir em uma cultura organizacional que valorize a comunicação aberta, a colaboração e o bem-estar das pessoas. A revisão constante das responsabilidades, das oportunidades de desenvolvimento e das condições de trabalho também é essencial”, afirma o professor.
O papel do clima e da comunicação
A comunicação interna e o clima organizacional são fatores decisivos na permanência dos funcionários, de acordo com Treff. “Quando há uma comunicação clara e transparente, os profissionais se sentem mais seguros e engajados. Isso reduz a ansiedade, fortalece o sentimento de pertencimento e contribui diretamente para a retenção.”
Para manter o engajamento e a motivação da equipe, o especialista recomenda que os gestores incentivem o feedback contínuo, desenvolvam planos de sucessão e ofereçam capacitação para os colaboradores. “Essas medidas não apenas fortalecem o vínculo entre a empresa e os profissionais, como também minimizam os impactos da saída de pessoas-chave”, conclui.
Marcelo Treff é professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua com os seguintes temas: Gestão da Carreira, Gestão de Competências, Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.
Destaque – Imagem: aloart / G I