Em 14 de abril de 1895, em um descampado da Várzea do Carmo, região central de São Paulo, ocorreu o pontapé inicial da prática desportiva que é, hoje, a maior paixão nacional: o futebol.

Fundação Energia e Saneamento de São Paulo


O primeiro jogo realizado no Brasil reuniu os funcionários da Sao Paulo Gas Company, empresa responsável pela iluminação pública a gás na cidade, contra os trabalhadores da Sao Paulo Railway Company, primeira ferrovia do Estado. O promotor da partida inédita era um dos jogadores do time ferroviário, vencedor naquele dia por 4 a 2: Charles Miller, hoje considerado o pai do futebol no Brasil.

 

Jogadores da Companhia de Gás de São Paulo, em campo na Mooca. Década de 1940. Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento de São Paulo.

 

Introduzido em São Paulo no final do século 19, o futebol era, de início, um esporte praticado apenas pela elite e pela colônia inglesa. No entanto, sua popularização não tardaria a acontecer, com o surgimento dos times de várzea e das associações desportivas que reuniam os operários das fábricas. Foi por meio destas duas vias que, no decorrer das primeiras décadas do século 20, o futebol ganhou força para se profissionalizar no Brasil.

 

Jogadores da Companhia de Gás de São Paulo, em campo na Mooca. Década de 1940. Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento de São Paulo.

 

A primeira partida noturna no mundo

 

Jogadores da Companhia de Gás de São Paulo, em campo na Mooca. Década de 1940. Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento de São Paulo.

 

Como outras empresas de origem britânica, a Light, companhia responsável pela implantação de energia elétrica em São Paulo, incentivou a prática do futebol entre seus funcionários desde o início de seu estabelecimento na Capital, em 1900. Em 1903, as medalhas usadas na consagração dos bicampeões da Liga Paulista de Futebol, criada dois anos antes, foram ofertadas pela diretoria da Light, trazidas de Londres.

 

Time de futebol da Sociedade Esportiva Linhas & Cabos, da Light, em 1915. Sentado atrás da bola, Severino Gragnani, idealizador do primeiro campo iluminado no Brasil. Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento de São Paulo.

 

Outro mérito da empresa foi ter organizado o primeiro jogo noturno no mundo – e iluminado por luz elétrica. A partida aconteceu em 24 de junho de 1923 em um campo da Light na Rua do Glicério, no Cambuci, entre as equipes da Sociedade Esportiva Linhas & Cabos, composta por empregados da companhia, e da Associação Atlética República, time paulistano. Após as dificuldades de se enxergar a bola neste jogo – até então a pelota era marrom, de couro natural -, teve-se a ideia de pintar a bola de branco para a disputa seguinte.

 

Time da Sao Paulo Gas Company na década de 1930. Funcionários da Companhia de Gás participaram do primeiro jogo de futebol realizado no Brasil, em 1985. Foto: Acervo Fundação Energia e Saneamento de São Paulo.

 


Publicação original em: Terça-feira, 1º de julho de 2014 às 8h06


Leia outras matérias desta editoria

Os 100 anos da Ponte Pênsil

A popularização do futebol pelos clubes de fábrica

Em 14 de abril de 1895, em um descampado da Várzea do Carmo, região central de São Paulo, ocorreu o pontapé inicial da prática desportiva que é, hoje, a maior paixão nacional: o futebol. Fundação Energia e Saneamento de São Paulo O primeiro jogo realizado...

Imigração na São Paulo do século 20 – o acervo da Light

A chegada da companhia de energia The São Paulo Tramway, Light & Power Co. Ltd à Capital, em 1900, ocorreu em um período de grandes mudanças demográficas. Fundação Energia e Saneamento de São Paulo     Entre as décadas de 1890 e 1920,...

Dia do Patrimônio Histórico – 17 de agosto, conheça histórias sobre as estações ferroviárias

A criação do Dia Nacional do Patrimônio Histórico marca a importância da preservação da memória nacional – material e imaterial. A data também homenageia o advogado, jornalista e escritor brasileiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898 – 1969). Ele foi...

Memória de São Paulo: a Luz – cartão-postal da cidade

Um dos bairros mais antigos da capital, a Luz preserva alguns dos edifícios mais importantes do patrimônio arquitetônico da cidade de São Paulo. O nome “Luz”, que pode parecer uma referência ao período áureo do bairro, marcado pela construção de edifícios...

Luz: foi o primeiro bairro a receber água encanada

Somente em 1892, a rede começou a ser ampliada em São Paulo. Fundação Energia e Saneamento (FES) Na capital, o primeiro bairro a ser atendido por um sistema de água encanada foi a Luz, em 1883. Os beneficiados foram os moradores de 71 prédios (no sentido...

As ruas do Velho Triângulo: Rua Direita

“Fazer o triângulo”, poderia ser comparado, de forma livre, a atual expressão “vamos pra balada”. O Centro Velho ou Centro Histórico de São Paulo, confinado à colina central, margeada pelo Vale do Anhangabaú e a Várzea do Carmo, encerrava o “Triângulo”,...