Multas pesadas estão em vigor desde o dia 27 de agosto. “O que vemos é um desrespeito total, com fios soltos, abaixo da altura mínima e até sem utilização”, frisa o prefeito.
Fios abandonados na esquina das ruas Cantagalo e Apucarana formavam um emaranhado que percorria a calçada das duas ruas, há duas semanas. O vídeo enviado por um leitor mostra que o perigo chegava ao leito carroçável e se estendia por vários metros.
Este é um dos motivos pelo qual a Prefeitura enviou no dia 10 de junho à Câmara Municipal um projeto de lei, elevando em 10 vezes as multas, que passaram de 500 para 5 mil reais por dia, às concessionárias responsáveis. O PL foi aprovado, com o texto aumentando em 100 vezes o valor, que passou a ser de 50 mil reais por quarteirão, no dia 27 de agosto.
O objetivo da medida é proteger os pedestres de fios caídos em calçadas. No caso da fiação irregular, o texto prevê que, inicialmente, as empresas responsáveis por fios abandonados sejam notificadas para a retirada dos cabos. Caso não cumpram a determinação, serão multadas em 5 mil reais por dia, por quadra, até a regularização.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a concessionária de energia é a responsável, mesmo que o poste tenha fiação de telecom, pois recebe para permitir o uso. “O que vemos é um desrespeito total, com fios soltos, abaixo da altura mínima e até sem utilização”, afirmou.
Após a aprovação na Câmara Municipal, o prefeito ressaltou ainda que a atualização da lei era necessária: “Antes a multa era de um valor irrisório. Agora teremos condições de cobrar responsabilidade e acabar com essa bagunça que prejudica pedestres e a cidade inteira.”
Destaque – Rua Cantagalo esquina com a Rua Apucarana: fios abandonados colocam em risco os moradores. Foto: aloimage



