Gabinete de crise e interdição de estabelecimentos, além de definir ações de fiscalização para coibir bebidas adulteradas, foram anunciadas no início da tarde de hoje.


O Governo de São Paulo anunciou a implantação de um gabinete de crise nesta terça-feira (30), além da abertura de cinco inquéritos, as prisões de dois suspeitos e a apreensão de 50 mil garrafas em operações contra a intoxicação por metanol. O governador Tarcísio de Freitas realizou uma reunião técnica no Palácio dos Bandeirantes para detalhar as medidas adotadas no combate à intoxicação por metanol e a investigação dos envolvidos.

Entre as ações, o governo paulista fará a interdição cautelar de estabelecimentos e disponibilizará mecanismos rápidos de denúncia, além de estruturar atendimento em toda a rede de saúde e intensificar as investigações da Polícia Civil e Secretaria da Fazenda. Em coletiva de imprensa, o governador confirmou a interdição de destilarias e refinarias clandestinas.

A interdição cautelar se aplicará a estabelecimentos com suspeita de comercialização de bebidas fraudadas. Com isso, o governo impede a circulação dessas bebidas e consegue checar a documentação do estabelecimento para verificar a origem da bebida.

“É fundamental fazer esse fechamento cautelar de todos os estabelecimentos em que tivemos ocorrência para aprofundar a investigação. A preocupação é garantir a segurança do cidadão. O estabelecimento só vai ser liberado para voltar a funcionar se tivermos certeza de que está seguro”, complementou o governador.

 

Governo de São Paulo reforçou fiscalização e Secretaria de Saúde emite alerta sobre casos de intoxicações por metanol. Foto: João Valério / Governo SP

 

Leia abaixo as principais medidas anunciadas de combate à intoxicação por metanol e investigação dos envolvidos:

1. Implantação do gabinete de crise (Justiça, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Comunicação e Prefeitura de SP).

2- Interdição cautelar dos estabelecimentos onde ficar comprovado que houve a venda de bebida adulterada. A Segurança Pública, Fazenda, Vigilância Sanitária e Procon-SP trabalharão em conjunto para desarticular esses grupos que fabricam e distribuem bebidas adulteradas.

3 – Fortalecimento dos canais de denúncia por meio do 181 da Polícia e do site do Procon-SP (www.procon.sp.gov.br). ⁠

4 – Orientação da rede de saúde para diagnóstico e tratamento com agilidade.

5 – Reunião de alinhamento com as associações de bares e restaurantes e outros estabelecimentos relacionados ao setor.

Balanço dos casos

Dados do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo informam que foram confirmados sete casos de intoxicação por metanol, com suspeita de consumo de bebida adulterada. Outros 15 casos seguem em investigação. Até agora, foram registrados cinco óbitos, sendo um confirmado na capital e quatro ainda em análise – três em São Paulo e um em São Bernardo do Campo. Quatro casos foram descartados.

Polícia apreende bebidas e afasta envolvimento do crime organizado

O foco das investigações é combater as fábricas clandestinas de bebidas adulteradas. A Secretaria de Segurança Pública descarta, por ora, o envolvimento de uma facção criminosa, em razão da estrutura de fabricação encontrada. Já foram realizadas cinco operações, com a apreensão das garrafas adulteradas, incluindo a ação desta terça-feira, que levou à prisão de mais dois suspeitos. A suspeita é de que as práticas sejam conduzidas por quadrilhas independentes, uma vez que nunca havia registro de uso de metanol na adulteração. Entre as linhas de investigação estão a hipótese de contaminação indireta, acidente no processo ou até o uso da substância para lavagem de garrafas reaproveitadas.

Nesta terça, foram apreendidas 112 garrafas de vodca em diferentes pontos da capital, incluindo 17 no bairro da Mooca. Os investigadores agora concentram esforços em rastrear a origem das distribuidoras e os fluxos de pagamento. Os donos de estabelecimentos já prestaram esclarecimentos, e as operações avançam sobre a cadeia de distribuição a partir das vítimas identificadas.

 

Força-tarefa fiscaliza comércios suspeitos de vender bebidas adulteradas. Ação foi intensificada após casos envolvendo mortes por intoxicações de metanol. Foto: João Valério/Governo SP

 

Conheça os sinais de alerta para intoxicação por metanol

A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustível, solventes e líquidos de limpeza.

De acordo com o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, todas as unidades de saúde do estado estão preparadas para lidar com a situação. “O tratamento depende do estado em que a pessoa vai chegar. Se for no início, o antídoto resolve plenamente. Dependendo, pode ter que ser feita uma hidratação e uso de medicamentos para acidose metabólica. O importante é notificar e tratar adequadamente o mais precoce possível”, disse o secretário.

De acordo com a Pasta, o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.

Veja os sintomas

:: Iniciais (até 6 horas após ingestão) – dor abdominal intensa, sonolência, falta de coordenação, tontura, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e pressão arterial baixa;

:: Entre 6 horas e 24 horas – visão turva, fotofobia, visão embaçada, pupilas dilatadas, perda da visão das cores, convulsões, coma, acidose metabólica grave. Em casos mais graves, o paciente pode evoluir para cegueira irreversível, choque, pancreatite, insuficiência renal, necrose de gânglios da base com tremor, rigidez e lentidão dos movimentos.

O Estado de São Paulo possui três laboratórios, em Campinas, Botucatu e Ribeirão Preto, que realizam análise das coletas de sangue, urina e bebidas suspeitas de adulteração, cujos resultados são emitidos em até 1 hora.

Para apoiar os profissionais de saúde no manejo e discussão de casos, o CVS disponibiliza os Centros de Assistência Toxicológica (CiaTox), que oferecem orientação técnica especializada. Os contatos estão disponíveis no portal da SES (www.saude.sp.gov.br).

Como denunciar?

Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo. O Procon também recebe denúncias: pelo Disk 151 e pelo site www.procon.sp.gov.br.


Destaque – Na segunda (29), equipes estiveram em locais suspeitos de produção e quatro distribuidoras foram identificadas como suspeitas. Governador convoca imprensa para coletiva sobre os casos de intoxicações por metanol. Foto: Governo SP


Leia outras matérias desta editoria

“Precisamos encorajar as mulheres vítimas de violência a fazerem a denúncia”, encoraja secretária

A Secretaria de Políticas para a Mulher de São Paulo, disponibiliza ferramentas tecnológicas, como Sala DDM e app SP Mulher Segura, ajudam vítimas a denunciarem sem precisar sair de casa. O Governo do Estado de São Paulo informa que tem ampliado a rede de...

Restauro da Estação Júlio Prestes une preservação histórica e modernização da mobilidade

Restauro da Estação Júlio Prestes moderniza infraestrutura e resgata arquitetura original voltando a exibir as cores originais da década de 1930; local recebe 5 mil pessoas por dia. A Estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, foi entregue restaurada...

Investigações revelam infiltração de facções criminosas no Estado brasileiro

A presença do crime organizado dentro das instituições públicas brasileiras deixou de ser exceção para se tornar um problema sistêmico. Levantamento da Gazeta do Povo expõe como facções e grupos criminosos se infiltraram em gabinetes, polícias e...

Verão 2026 em SP: operação integrada garante segurança e apoio no litoral

4 mil policiais reforçam segurança no litoral de São Paulo na Operação Verão 2026, com redução de roubos e furtos em meio ao recorde de turistas. Com ações integradas em segurança, saúde, lazer e saneamento, a Operação Verão Integrada do Governo de São...

Após chuvas, mananciais de São Paulo apresentam leve recuperação, mas níveis seguem críticos

A população deve fazer uso consciente da água, adotando medidas como banhos mais curtos e o controle de vazamentos. A orientação foi feita pela Sabesp. As fortes chuvas que atingiram as cidades da Grande São Paulo nos últimos dias interromperam o ciclo de...

Marquise do Parque Ibirapuera é reaberta com novas áreas esportivas e regras de uso

A Marquise do Parque Ibirapuera foi reaberta neste sábado (24), após a Prefeitura assumir o compromisso de requalificar o espaço, aprimorando as formas de uso e convivência, por meio de obras estruturais e de readequação. Ao devolver a estrutura à cidade,...

Novo Centro Administrativo nos Campos Elíseos vai transformar o Centro Histórico de São Paulo

Projeto estratégico do Governo do Estado prevê sete edifícios, restauro de imóveis tombados e geração de desenvolvimento econômico. Uma das obras mais aguardadas de São Paulo, o novo Centro Administrativo promete revitalizar todo o potencial do Centro...