Ultrapassa 53,8 mil, os itens encontrados nos primeiros meses de 2024 na CPTM, EMTU e Metrô. Prazos para retiradas de objetos esquecidos ou perdidos vão de 60 a 90 dias. Saiba os endereços e meios de contato.


Em 2021, quando havia 46 anos desde que fora criada, entre janeiro e maio, 18% dos 21.276 objetos encontrados no Metrô, já haviam retornado aos seus donos. A Central de Achados e Perdidos da companhia vai completar 50 anos em 2025 e só neste ano já foram encontrados 53,8 mil objetos.

Chega a ser engraçado o que pode ser esquecido ou perdido durante as locomoções nos transportes coletivos de São Paulo. As imagens aqui mostram próteses de pernas, guarda-chuvas, instrumentos musicais, fotografias e uma infinidade de coisas. Diz a ‘simpatia’ popular que quando perdemos algo, podemos invocar o São Longuinho repetindo seu nome duas vezes que auxilia para encontrar os objetos perdidos. Mas depois de encontrar é necessário dar três pulinhos para completar a simpatia e não ficar devendo nada ao santo. Mas, parece que até mesmo o São Longuinho já foi esquecido, como mostra a imagem de destaque desta matéria, fotografada em 2017 no Metrô.

Busca ativa

Mas não só as estações do metropolitano possuem setores de Achados e Perdidos para catalogar e guardar esses objetos. De maneira geral as Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) registraram 53.864 objetos esquecidos pelos passageiros só este ano. Graças ao trabalho de busca ativa desenvolvido pelas CAPs da CPTM, do Metrô e da EMTU, 16.188 desses itens já foram devolvidos a seus donos.

Em comparação, 146.697 objetos foram encontrados nos transportes metropolitanos ao longo de todo o ano de 2023. Ou seja, cerca de 402 itens em média foram esquecidos diariamente nos trens e estações da CPTM e do Metrô e também nos ônibus e terminais gerenciados pela EMTU. Desses, 44.260 foram devolvidos a seus donos.

Na CPTM, por exemplo, a busca ativa consiste em uma tarefa investigativa que envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário.

 

Foto: Portal do Governo de SP / Alexandre Carvalho / Arquivo

 

Itens diversos esquecidos

Em 2023, os principais objetos esquecidos foram cartões diversos, bilhetes de transporte, documentos pessoais, carteiras e crachás. A lista permaneceu igual nos primeiros meses deste ano, com o acréscimo de itens como chaves e celulares.

Porém, a lista de itens inusitados não para de crescer, incluindo muletas, lavatórios, malas de viagem, carrinhos de bebê e até de supermercado, dentaduras, cadeiras de rodas, muletas, cédulas do mundo inteiro e cédulas antigas, medalhas, discos antigos, livros raros, mala de viagem com roupas, luvas de box, maca de massagem, objetos sexuais e instrumentos musicais diversos.

A CAP da CPTM foi criada em outubro de 1999, mas passou a contabilizar os dados em maio de 2006. Até maio de 2024, a central registrou 1.286.353 itens esquecidos por passageiros e foram devolvidos 420.431 para seus donos. Já no Metrô, desde 2010, quando o sistema de sua CAP foi informatizado, foram encontrados 1.122.662 objetos nos trens e estações. Desses, 304.996 foram recuperados por seus donos.

Como recuperar os pertences

Os itens esquecidos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM, e por 90 dias nas centrais do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Após esse período, os documentos são entregues ao órgão emissor, outros objetos são doados a instituições ou ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP) e os cartões bancários são destruídos por segurança.

O passageiro que tenha perdido algum pertence deve comparecer à Central de Achados e Perdidos correspondente e comprovar que o item é de sua propriedade. As consultas de documentos e objetos podem ser realizadas por telefone e presencialmente nos endereços abaixo. No caso do Metrô, também é possível realizar a consulta de objetos identificados pelo site (acesse este link).

 

Foto: Portal do Governo de SP / Alexandre Carvalho / Arquivo

 

Centrais de Achados e Perdidos

CPTM – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br

Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, Linha 4-Amarela e 15-Prata
Local: Estação Sé
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados.
Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô (Link) – As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio destes canais.

EMTU
Central Achados e Perdidos Região Metropolitana de Campinas
Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira
Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro, Campinas
Horário: das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado
Telefone: (19) 3231-8590

Central de Achados e Perdidos do Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade)
Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis
Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 – Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (11) 4335-3232

Terminais Metropolitanos da EMTU na região de Guarulhos (Cecap, Taboão e Vila Galvão)
– Terminal Metropolitano Cecap (Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 2903, Guarulhos)
– Terminal Metropolitano Taboão (Av. Natalia Zarif, S/N.º Taboão – Guarulhos)
– Terminal Metropolitano Vila Galvão (Avenida Sete de setembro, S/N, Vila Galvão – Guarulhos)


Fonte: STM


Destaque – Achados e perdidos do Metrô de São Paulo. Foto: Portal do Governo de SP / Alexandre Carvalho / Arquivo


Publicação:
Sexta-feira | 7 de junho, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Lavagem de dinheiro: crime organizado sofre outro revés em SP

Polícia de São Paulo faz operação ação liderada pelo Deic para cumprir 54 mandados judiciais; Justiça também determinou sequestro de bens e valores dos investigados. A Polícia Civil de São Paulo realiza nesta quinta-feira (4) a Operação Falso Mercúrio...

Tarcísio anuncia Nico como novo Secretário da Segurança Pública de São Paulo

Atual secretário executivo da Pasta assume o posto em substituição a Guilherme Derrite, que voltará ao Congresso Nacional. O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta sexta-feira (28) que Osvaldo Nico Gonçalves será o novo Secretário de Segurança...

Prefeito acende as luzes da Catedral da Sé oficializando o Natal Iluminado de 2025

Iluminação especial na região central e na Avenida Paulista, árvores de Natal gigantes nas 32 subprefeituras, presépios e até pista de patinação fazem parte da programação gratuita. Em cerimônia embalada pelo Coral Baccarelli na Catedral da Sé, o prefeito...

Cidade de São Paulo tem menor taxa de desemprego da história com desocupação de 5,2%

A boa notícia foi divulgada pela Prefeitura, os dados foram medidos pela PNAD Contínua que apontou 94,7% da força de trabalho ocupada; desempenho é impulsionado por políticas de simplificação, qualificação e apoio ao empreendedorismo, de acordo com o órgão...

Jardim da Luz comemora 200 anos e receberá investimentos

O parque público mais antigo da cidade será requalificado com investimento de R$ 20 milhões. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes durante as comemorações pelos 200 anos da área. O Jardim da Luz acaba de completar 200 anos e continua sendo um dos...

Smart Sampa chega ao Aeroporto de Congonhas e câmeras inteligentes monitoram áreas estratégicas

Segundo aeroporto mais movimentado do país agora conta com sistema inteligente para reforçar a segurança no embarque e desembarque. A Prefeitura de São Paulo amplia o alcance do programa Smart Sampa com a integração de 20 câmeras em pontos estratégicos do...

Tecnologia de ultrafiltragem é aliada para ampliação do tratamento de água em São Paulo

Sistema de membrana microporosa exige estruturas menores e elimina parte do processo convencional de filtragem. A produção de água potável para abastecer uma população de 20 milhões de pessoas diariamente não é uma tarefa simples, por isso exige grandes...

Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou mais de 30 milhões de avisos de alerta sobre ventos

Notificações vieram via celular pelo sistema Cell Broadcast; ventos ultrapassaram 100 km/h. A rápida atuação e o engajamento da população, que atendeu às orientações de segurança, foram fundamentais para reduzir os impactos. Os estragos foram muito menores...