As informações ajudarão as pessoas que vivem em áreas costeiras a se prepararem para os impactos causados pela elevação do nível do mar, inclusive em cidades como Rio de Janeiro, no Brasil. A cidade de Santos, localizada no litoral sul de São Paulo, também já se prepara.
O oceano da Terra está subindo, interrompendo meios de subsistência e infraestrutura em comunidades costeiras ao redor do mundo. Agências e organizações estão trabalhando para preparar as pessoas conforme os locais aonde vivem muda ao redor delas, e as informações da NASA estão ajudando nesses esforços.
Os dados globais da agência agora estão disponíveis na seção de nível do mar do Earth Information Center. A NASA desenvolveu o site global de mudança do nível do mar em colaboração com o Departamento de Defesa dos EUA, o Banco Mundial, o Departamento de Estado dos EUA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Projeções sobre a elevação do nível do mar até 2150
O site inclui informações sobre a elevação projetada do nível do mar até o ano de 2150 para litorais ao redor do mundo, bem como estimativas de quantas inundações uma comunidade ou região costeira pode esperar para os próximos 30 anos. As projeções vêm de dados coletados pela NASA e seus parceiros e de modelos de computador de camadas de gelo e do oceano, bem como da mais recente avaliação do nível do mar do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas e outras fontes.
“A NASA inova para o benefício da humanidade. Nossos instrumentos de ponta e ferramentas de informação orientadas por dados ajudam comunidades e organizações a responder aos riscos naturais e clima extremo, e informam decisões críticas de planejamento de infraestrutura costeira”, disse Karen St. Germain, diretora da divisão de ciências da Terra na sede da NASA em Washington.
Informação para Ação
Organizações internacionais como o Banco Mundial usarão os dados do site sobre mudanças globais no nível do mar para tarefas como a criação de Perfis de Risco Climático para países especialmente vulneráveis à elevação do nível do mar.
O Departamento de Defesa continuará a incorporar dados sobre o aumento do nível do mar em seus planos para antecipar e responder aos perigos impostos às suas instalações pelos efeitos da elevação dos oceanos. Da mesma forma, o Departamento de Estado usa as informações para atividades que vão desde a preparação para desastres até o planejamento de adaptação de longo prazo para apoiar parceiros ao redor do mundo em esforços relacionados.
“Estamos em um momento de verdade em nossa luta contra a crise climática. A ciência é inequívoca e deve servir como base sobre como as tomadas de decisões serão construídas. Com muitas comunidades ao redor do mundo já enfrentando impactos severos da elevação do nível do mar, este novo recurso fornece uma ferramenta vital para ajudá-las a proteger vidas e meios de subsistência”, disse o Secretário-Geral Assistente Selwin Hart, conselheiro especial do secretário-geral das Nações Unidas sobre ação climática e transição.
Crescendo mais rápido
Análises de dados lideradas pela NASA revelaram que entre 1970 e 2023, 96% dos países com litorais experimentaram elevação do nível do mar. A taxa dessa elevação global também acelerou, mais que dobrando de 0,08 polegadas (0,21 centímetros) por ano em 1993 para cerca de 0,18 polegadas (0,45 centímetros) por ano em 2023.
À medida que a taxa de elevação do nível do mar aumenta, milhões de pessoas podem enfrentar os efeitos relacionados mais cedo do que o projetado anteriormente, incluindo tempestades mais fortes, mais intrusão de água salgada nas águas subterrâneas e mais dias de inundação na maré alta – também conhecidos como inundações incômodas ou inundações em dias ensolarados.
“Esta nova plataforma mostra o momento de futuras enchentes e a magnitude do aumento das águas em todos os países costeiros do mundo, conectando ciência e física aos impactos nos meios de subsistência e segurança das pessoas”, disse Nadya Vinogradova Shiffer, diretora do programa de física oceânica na sede da NASA em Washington.
Ilhas do Pacífico
Dados divulgados no início deste ano descobriram que as nações das Ilhas do Pacífico experimentarão pelo menos 6 polegadas (15 centímetros) de elevação do nível do mar nos próximos 30 anos. O número de dias de inundação de maré alta aumentará em uma ordem de magnitude para quase todas as nações das Ilhas do Pacífico até a década de 2050.
“Os dados são claros: os níveis do mar estão subindo ao redor do mundo, e estão subindo cada vez mais rápido”, disse Ben Hamlington, pesquisador do nível do mar no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia e chefe da equipe científica de mudança do nível do mar da agência. “Ter as melhores informações para tomar decisões sobre como planejar a elevação dos mares é mais crucial do que nunca.”
Destaque – Locais costeiros, como Drakes Bay, na península de Point Reyes, no norte da Califórnia, estão cada vez mais vulneráveis à elevação do nível do mar. Crédito: NOAA/NMFS/WCR/CCO
Publicação:
Sábado | 16 de novembro, 2024