Sábado | 1º de julho, 2023

‘Histórias de Sucesso’, a nova editoria do portal, traz em poucas linhas um pouco sobre a trajetória incrível de Walt Disney, nascido em 1901, e sua fábrica de sonhos infindáveis – que no futuro viria a expandir-se de forma gigantesca. Portanto, vamos conhecer alguns tópicos inspiradores, nesta primeira parte. Acompanhe a segunda parte nos próximos dias.


Walter Elias Disney chegou à Califórnia no verão de 1923, cheio de esperança, vindo de Kansas City, onde produzira desenhos animados sobre uma garotinha e seu mundo fantástico. Com sorte, no dia 16 de outubro de 1923, o distribuidor de Nova York, M.J. Winkler, contratou a distribuição das ‘Comédias de Alice’ – feitas por quatro anos – e essa data marcou o início da empresa Disney. O filme “Walt Antes de Mickey” (Walt Before Mickey) conta esse início, até a criação e desenvolvimento do primeiro grande sucesso: Mickey Mouse.

 

Início da carreira em Hollywood, EUA. Foto: © Disney Company

 

Início

“Originalmente conhecida como Disney Brothers Cartoon Studio, com Walt Disney e seu irmão, Roy, como sócios, por sugestão deste, a empresa logo mudou de nome, para Walt Disney Studio,” contam os arquivos da companhia, que ainda relatam a criação de 26 desenhos animados e a perda dos direitos autorais de ‘Oswald the Lucky Rabbit’, para um esperto distribuidor. A lição dolorosa levou Walt a ter certeza de que fosse dono de tudo o que faria dali em diante no Disney Studio, estabelecido na metade dos fundos de um escritório imobiliário na Kingswell Avenue, em Hollywood. Após a mudança de endereço, para a casa ao lado e um local só para o estúdio, o crescimento é quase incomensurável, dado o número de empreendimentos que conhecemos na atualidade.

Sucessos imortais

Após a criação do Mickey Mouse e seu sucesso na estreia em 18 de novembro de 1928, no Colony Theatre em Nova York, popularizou-se como a estrela dos desenhos animados com uma longa série de desenhos. Sem descanso, Disney produziu outra série chamada ‘The Silly Symphonies’. Em 1932, ‘Flowers and Trees’, uma Silly Symphony e o primeiro desenho animado colorido, ganhou o Oscar® de Melhor Desenho Animado em 1932, o primeiro ano em que a Academia ofereceu tal categoria. Em seguida outros clássicos. ‘Branca de Neve e os Sete Anões’, estreou em 1937 e demorou três anos para ser concluído. Na sequência viriam ‘Pinóquio’ e ‘Fantasia’ (1940), Dumbo (1941), Bambi (1942) e Cinderela (1950).

Disneylândia

“À medida que seus filmes e programas de televisão se tornaram bem-sucedidos, ele sentiu o desejo de diversificar. Uma área que o intrigava eram os parques de diversões. Ele sentiu que deveria haver um parque onde pais e filhos pudessem ir e se divertir juntos,” pretendeu. Esta foi a gênese da Disneylândia, um tipo totalmente novo de parque, inaugurado em 17 de julho de 1955. Walt disse que a Disneylândia nunca seria concluída enquanto houvesse imaginação no mundo, e essa afirmação permanece verdadeira até hoje. Novas atrações são adicionadas regularmente, e a Disneylândia é ainda mais popular agora do que em 1955.

 

Disneylândia inaugurada em 1955: na imagem Walt Disney ao lado do Mickey, á frente de diversos personagens das histórias inesquecíveis. Foto: © Disney Company

 

Nascimento

“O criador do Mickey Mouse e fundador da Disneylândia e do Walt Disney World nasceu em Chicago, Illinois, em 5 de dezembro de 1901. Seu pai, Elias Disney, era irlandês-canadense. Sua mãe, Flora Call Disney, era descendente de alemães-americanos. Walt era um dos cinco filhos, quatro meninos e uma menina. Criado em uma fazenda perto de Marceline, Missouri, Walt desde cedo se interessou por desenho, vendendo seus primeiros esboços aos vizinhos quando tinha apenas sete anos de idade. Na McKinley High School em Chicago, Disney dividiu sua atenção entre desenho e fotografia, contribuindo para o jornal da escola. À noite frequentava a Academia de Belas Artes.

Leia a segunda parte desta história

Carreira

Durante 43 anos de carreira em Hollywood, Walt Disney desenvolveu o meio cinematográfico como uma arte americana moderna e a tornou parte da própria cultura do seu país. Junto com membros de sua equipe, “recebeu mais de 950 homenagens e citações de todo o mundo, incluindo 48 Oscars® e 7 Emmys® em sua vida,” registra-se. Frases como, “É meio divertido fazer o impossível”, dita em foto sobre o castelo da Cinderela, ou “A era que estamos vivendo hoje é a realização de um sonho”, enquanto apontava para uma imagem do planeta Terra são inspiradoras em nossos dias.


“Quando você está curioso, encontra muitas coisas interessantes para fazer. E o que é preciso para realizar algo é coragem.”
Walt Disney


Fonte: Walt Disney Archives