Muito além do seu tempo e extremamente presente no dia a dia, desde quando a televisão deu seus primeiros passos no Brasil, a história de sucesso do maior apresentador e animador de TV que o país já conheceu, começou na cidade do Rio de Janeiro.
‘Cidade Maravilhosa’, um jovem começa uma carreira brilhante vendendo utensílios, e nas barcas que faziam a travessia do Rio de Janeiro para a vizinha Niterói, o rapaz oferecia suas mercadorias, entre elas canetas que vendeu às centenas.
Mas para ele a travessia era monótona e logo quis incrementar o trajeto com música para entreter os viajantes e ganhar com isso. No entanto, sua História de Sucesso consagrado – ao longo de uma vida repleta de agradecimentos por todos aqueles que com sua luz iluminou – foi feita apenas com seu carisma, o sorriso cativante e a lábia de bom vendedor. Tudo isso, acompanhado da genialidade, o dom da simplicidade e o amor de fazer aquilo que gostava.
Silvio chegou a São Paulo, vindo do Rio de Janeiro, em 1954. Foi locutor na Rádio Nacional e percorreu a longa estrada da fama. A forma que conviveu com suas “colegas de trabalho”, como chamava as pessoas que compareciam aos seus programas de auditório – as plateias são formadas pelo público feminino –, a empatia que adquiriu com seus colaboradores, a maneira de tratar a todos que o cercaram; todas essas características tornam Silvio Santos incomparável, um empresário iluminado pela inteligência que difundiu o amor de um jeito único a gerações.
Programa na TV Paulista
O primeiro programa que Silvio levou ao ar, ‘Vamos Brincar de Forca’, estreou em 1960 e era transmitido pela TV Paulista canal 5 de São Paulo à noite, com sucesso extraordinário. A emissora queria uma programação vespertina e em 1963 era lançada a maior guinada na vida do empresário: o Programa Silvio Santos. Em 1965, foi fundada a TV Globo RJ que em março de 1966 compraria a TV Paulista, mudando o nome para TV Globo São Paulo.
Silvio continua com os novos proprietários que passam a transmitir seu programa em rede, também para o Rio de Janeiro. Em 1970, os executivos da emissora fazem uma alteração na programação que buscava um novo padrão de qualidade, acaba com os programas independentes como o dele e determina que este não se encaixava no novo padrão por ser demasiado popular e voltado à ‘massa’. Mas acabou permanecendo e assinou um contrato até 1976.
Programa Silvio Santos
Tido como um ‘parente próximo’ de milhões de brasileiros, ele visitou a casa de cada um deles semanalmente durante décadas, através do Programa Silvio Santos sua maior e bem sucedida marca. Aos domingos, dia da apresentação do programa na TV, ele já era esperado desde cedo, quando as resenhas já anunciavam o que iria acontecer durante a programação. Um dos quadros de maior sucesso do Programa Silvio Santos foi o “Qual é a Música”.
Ao soar sua canção “Agora é hora de alegria, Vamos sorrir e cantar. Do mundo não se leva nada. Vamos sorrir e cantar. Lá, lá, lá. Lá, lá, lá”, todos sabiam que estava na hora de ouvir a voz que embalou a vida de muita, muita gente. A música de letra e melodia muito simples, também viajou pelas ondas do rádio quando a TV ainda dava seus primeiros passos.
Destaque – Silvio Santos nasceu como Senor Abravanel em 1930 e começou sua carreira como camelô nas ruas do Rio de Janeiro. Foto: Moacyr dos Santos / SBT
Publicação:
Domingo | 25 de agosto, 2024
…continua nesta segunda-feira, 26.08.2024