Ele é o Rei por se tornar o mais popular e amado pelas pessoas dentre todos os animadores que já foram recebidos pelo grande público. Silvio foi o maior, desde o surgimento da TV brasileira.
Nascido em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, cidade do Rio de Janeiro, 24 anos depois chegou a São Paulo e logo conheceu o então radialista, jornalista e empresário Manoel de Nóbrega (1913-1976) que já havia criado o programa humorístico Praça da Alegria – um grande sucesso – que vem a ser a atual Praça é Nossa do SBT e é apresentada por seu filho Carlos Alberto de Nóbrega, hoje com 88 anos.
Até hoje seria difícil encontrar alguém que fosse tão querido pela população como Silvio Santos. Ele era aquele que trazia esperança em seus sorteios e oportunidades distribuídas a qualquer um. Seu “Carnê do Baú” oferecia prêmios e se o comprador nada ganhasse, podia contar com a devolução do dinheiro pago em mercadorias em lojas exclusivas. Essa fórmula alavancou as finanças do empresário e o tornou um dos mais queridos e confiáveis do país.
Manoel de Nóbrega
Silvio foi apresentado por Fernando de Nóbrega ao irmão Manoel de Nóbrega, dono de um currículo extenso nos primórdios do rádio e televisão. Este, por sua vez, era o dono do Baú da Felicidade. Em 1958, a empresa passava por dificuldades pelo fato de o sócio do radialista ter-lhe aplicado um golpe e ficar com o dinheiro da empresa. Nóbrega ofereceu a gerencia da empresa a Silvio que despediu o sócio malandro e passou a obter lucro com o negócio. No ano seguinte Silvio já registrava a marca em seu nome, depois de receber a empresa de Nóbrega de presente e mesmo assim pagou ao amigo o valor que lhe cabia.
“Meu pai deu a empresa para ele porque adorava o Silvio como a um filho, ele pagou por que quis pagar”, disse seu filho Calos Alberto de Nóbrega em recente depoimento após o falecimento de Silvio, tema que já é de conhecimento geral, mas que muitos jornalistas ainda perguntam. Ambos foram criados como irmãos e amizade entre todos perdurou ao longo de uma existência.
Silvio esteve ao lado do amigo até o dia do seu falecimento, meses depois de receberem juntos a concessão da TVS em Brasília no dia 22 de dezembro de 1975, quando Nóbrega foi convidado para ser o diretor superintendente da TVS Rio de Janeiro. Nóbrega faleceu em 1976, no dia 17 de março. “Ele pagou todo o tratamento do meu pai e nunca quis nada”, disse Carlos durante entrevistas onde a emoção tomou conta.
Trata-se não apenas de fazer sucesso para chegar a algum objetivo – como bater recordes de vendas ou indo a outro extremo possuir uma empresa multinacional com trilhões de faturamento –, mas alimentar a alegria e incentivar a vida, ser um exemplo de bondade para a família, amigos e o mais interessante: levar muitas outras pessoas ao sucesso. Os inúmeros depoimentos vistos no SBT no final de semana, desde o dia 17 de agosto quando ele faleceu em São Paulo e no domingo 18 quando foi sepultado, são uma amostra da gratidão de multidões e as homenagens a ele se espalham pelo mundo.
Destaque – 1957: Silvio Santos com Manoel de Bóbrega durante a transmissão do programa “Praça da Alegria”. Foto: Acervo SBT / via IMDb
Publicação:
Segunda-feira | 26 de agosto, 2024