Projeto que celebra o Dia Mundial da Alimentação apresenta, em todas as unidades do Sesc, mais de 180 atividades gratuitas entre oficinas culinárias, vivências, encontros e palestras sobre alimentação e seus aspectos interdisciplinares.
Temporada será inaugurada no Sesc Pompeia com bate-papo sobre alimentação e bem-estar. Participam o médico Drauzio Varella e a nutricionista Patricia Jaime, pesquisadora do NUPENS – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.
Entre os dias 14 e 26 de outubro, o Sesc São Paulo realiza a 9ª edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, projeto anual que potencializa as celebrações em torno de 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. A ação propõe uma abordagem da cultura alimentar a partir de uma perspectiva transdisciplinar, tratando o comer como uma prática para além da ingestão de nutrientes, dialogando com o Guia Alimentar para a População Brasileira e com diversos campos do conhecimento e integrando aspectos como saúde, meio ambiente, temas socioeconômicos e outros desafios contemporâneos.
A edição de 2025 convida para uma reflexão sobre como escolhas conscientes podem abrir caminhos para um sistema alimentar mais saudável e sustentável, fortalecendo práticas comunitárias que impactam positivamente o ambiente e a sociedade. Entre elas, destacam-se opções como consumir alimentos da estação, produzidos localmente e fornecidos por feirantes e agricultores familiares. Nesse sentido, a cozinha também aparece como um espaço de transformação, fortalecendo a autonomia nas escolhas, através do preparo coletivo das refeições, com a divisão das tarefas e o cuidado com a redução do desperdício. Essas práticas estão diretamente ligadas à construção de uma alimentação mais responsável com o planeta.
Confira aqui a programação completa
“A alimentação concentra dilemas contemporâneos, como a padronização dos hábitos, o avanço de doenças associadas ao consumo de ultraprocessados, os conflitos ético-políticos em torno do acesso ao alimento e as urgências relacionadas à sustentabilidade dos sistemas de produção. Reconhecer o vínculo entre esse campo e a conservação dos ecossistemas colabora com a transformação social e com a dignidade humana no presente e no futuro”, afirma Luiz Galina, diretor do Sesc São Paulo. E complementa: “É com base nessa compreensão que se consolida o projeto, que em sua nona edição busca fomentar culturas alimentares saudáveis, sustentáveis e significativas, entendendo o comer como força estruturante de modos de vida, vínculos comunitários e cuidado com o planeta.”
A programação inclui encontros, oficinas culinárias, vivências e palestras, ofertando um conjunto de atividades que identificam a alimentação como elemento central para a promoção da saúde individual e coletiva. Essas atividades também estimulam formas mais sensíveis e reflexivas de interação com o ambiente, fortalecendo vínculos com o território, os alimentos e os saberes locais. Essas diretrizes se concretizam por meio dos sete eixos norteadores do projeto: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; Conexão comida.
No dia 14 de outubro, terça-feira, às 18h, o Sesc Pompeia recebe o evento de abertura da temporada. Na ocasião, o médico Drauzio Varella e a nutricionista Patricia Jaime, pesquisadora do NUPENS – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo ministram a palestra “À mesa com o bem-estar”, em que abordam a forma como as escolhas alimentares podem ser aliadas na construção de práticas que promovam a saúde.
Serviço
9ª Experimenta! Comida, Saúde e Cultura
De 14 a 26 de abril de 2025
Programação completa disponível em sescsp.org.br/experimenta
Destaque – Experimenta 2024 – Do Campo ao Pote. Sesc Belenzinho. Foto: GiuAZ



