O segredo para fazer dela uma boa aliada é planejar. As dicas a seguir foram pesquisadas na alimentação portuguesa, que vale a pena conhecer para variar o cardápio. Compare com a alimentação que normalmente usamos no Brasil, e veja se as sugestões pode trazer alguma novidade.


Levar marmita ao trabalho é, antes de tudo, um hábito que precisa ser bem pensado e depende de um bom planejamento. Outro detalhe é não esquecer que tempo dedicado a isso vai ser transformado em ganho quando preparar suas marmitas saudáveis. Uma boa dica é organizar um menu semanal, que será muito útil na hora das compras, acertando nas quantidades e garantindo uma alimentação equilibrada e variada. Outra sugestão é dedicar uma atenção ao jantar, quando for possível e lhe agradar prepare um pouco mais e aproveite no almoço do dia seguinte em sua marmita. O menu evita a monotonia alimentar, talvez o primeiro passo para desistir.

Organização

Organize a marmita de acordo com a quantidade que costuma servir no prato e faça isso quando não estiver com fome, para não criar o hábito de consumir mais do que o necessário. Tenha presente as indicações da Roda dos Alimentos: metade deve ser constituída por verduras cozidas ou cruas, um quarto de proteínas (carne, peixe, ovos…) e um quarto de carboidratos (arroz, massa, batatas, leguminosas…).

Preparo, transporte e armazenamento

Ao preparar sua marmita, a dica é optar por grelhados, assados ou cozidos, em vez de fritos; evite os cremes à base de leite, mais propensos a estragar. Outro detalhe é o transporte. Use uma sacola ou caixa térmica e nos dias mais quentes, coloque placas de gelox para manter a temperatura dos alimentos durante mais tempo. Quando chegar ao trabalho, coloque a marmita na geladeira. Estes cuidados são importantes para evitar eventuais intoxicações alimentares. Ao armazenar, separa os alimentos quentes dos frios para evitar contaminações cruzadas e para não alterar a sua apresentação. Lembre-se, os olhos também comem.

Sugestões de almoços práticos e saudáveis

:: Frango e legumes salteados, com sementes de papoula e arroz basmati;
:: Peito de pato com batata-doce e verdura (de sua preferência) cozida;
:: Filés de peixe-espada (substitua por pescada branca se preferir) com cuscuz e legumes assados;
:: Salmão na frigideira com pimentões, brócolis, avelãs torradas e quinoa.

Sugestões de lanches saudáveis

:: Frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas, pinhões);
:: Vegetais cortados (cenoura crua, rabanetes, pepinos em miniatura);
:: Iogurte com granola;
:: Fruta (maçã, pera, kiwi, abacaxi, morangos, blueberry, framboesas);
:: Sucos de frutas naturais (fruta com legumes e aveia).


As dicas são do Hospital Lusíadas de Lisboa e a ‘Roda dos Alimentos’ – ou Pirâmide Alimentar –, foram fornecidas pela nutricionista Alina Fernandes, do Hospital Lusíadas do Porto. Ambos localizados em Portugal.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sexta-feira | 1º de setembro, 2023