Em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros globais celebram o Dia Mundial Sem Tabaco, destacando os perigos à saúde relacionados ao consumo de tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir seu uso.


Acompanhando o tema da OMS deste ano, “A proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”, a ACT Promoção da Saúde lança uma campanha que enfatiza a necessidade de conscientização, principalmente dos jovens, público-alvo da indústria, sobre os danos à saúde dos cigarros eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).

#CancelaOVape

A campanha #CancelaOVape, em parceria com a Repense Comunicação Integrada e a Vital Strategies, tem como objetivo desmistificar os mitos em torno do vape e alertar sobre os danos à saúde associados a essa prática, visando prevenir o aumento do número de usuários. No Brasil, apesar da proibição da venda destes produtos, já são 1 milhão de usuários, sendo 70% destes, jovens entre 15 e 24 anos de idade. A indústria do tabaco tem investido consideravelmente na promoção dos cigarros eletrônicos como uma alternativa supostamente menos prejudicial ao fumo convencional, ao mesmo tempo em que reconhece alguns prejuízos à saúde decorrentes de seu consumo.

Influenciadores digitais

Na última campanha, a ACT alcançou mais de 1,5 milhão de pessoas e registrou mais de 8 milhões de visualizações. Agora, a estratégia é fortalecida com a participação de influenciadores digitais, como Hanna Kalil e Laila Zaid, que criarão depoimentos para conscientizar sobre os perigos do vape, especialmente em relação à nicotina e ao tabaco. Como parte das atividades do Dia Mundial Sem Tabaco 2024, a organização lança o Quiz “Vape e os Impactos na Saúde”, no qual os participantes podem testar seus conhecimentos sobre os DEFs e ganhar um brinde especial.

Resultado do concurso “Cancela o Vape”

A ACT Promoção da Saúde também lançou recentemente o concurso cultural “Cancela o Vape”, que recebeu aproximadamente 40 vídeos de jovens de diferentes partes do país. O objetivo da campanha foi alertar para as estratégias da indústria do tabaco para atrair os jovens ao consumo de cigarros convencionais e eletrônicos, promovendo uma mensagem de prevenção. Os três primeiros colocados ganharão prêmios como iPhone 15, iPad 9 e Apple e o resultado será publicado no dia 29 de maio. Para mais informações acesse o link: www.actbr.org.br


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Segunda-feira | 27 de maio, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Dependência emocional: quando o amor cruza os limites saudáveis, entenda

O amor é uma parte essencial das relações humanas, proporcionando apoio, conexão e satisfação emocional. No entanto, existe uma linha tênue entre um amor saudável e uma dependência emocional prejudicial. Quando o amor ultrapassa os limites adequados, pode...

Conheça os 8 hábitos das Blue Zones, as regiões do planeta onde se vive mais

Livro que abordou o tema e se tornou best-seller do New York Times, inspirou publicação do livro “Saúde, Alimento & Cultura”, recém-lançado. Conheça uma localidade no Brasil, onde a longevidade também está acima da média. Blue Zones, ou zonas azuis, é...

Grupo Tapa: Últimas apresentações de Tio Vânia, de Anton Tchekhov – Sesc Santana, assista

Últimas apresentações neste final de semana. Marcando os 45 anos de história do Grupo Tapa, o espetáculo do final do século 19 toca em assuntos relacionados à ecologia, feminismo, disputa de terras e relações amorosas. Estão em cena Anna Cecília Junqueira,...

Sesc Itaquera: observação de aves e trilha na programação especial de meio ambiente, aproveite

Atividades exploram a área verde da unidade, que tem 350.000 m2 e faz parte da Área de Proteção Ambiental do Carmo. Localizado na maior área verde da zona leste de São Paulo, o Sesc Itaquera tem atividades variadas de meio ambiente em junho. Durante todo o...

Musical infantil ‘Operilda Cai no Choro’ estreia no CCB SP, programe-se para assistir

Contando a história do surgimento do chorinho brasileiro, o espetáculo concebido por Andréa Bassitt, tem pré-estreia no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo no dia 27 de junho, quinta, às 11 horas. A temporada acontece até 28 de julho às sextas,...

Festival Interlagos Suhai Motos movimenta 450 milhões de negócios em 4 dias

Megavento, realizado em quatro dias na capital paulista, reuniu as maiores e principais marcas e montadoras de motos do País e ofereceu 12.590 test rides nas pistas de Interlagos. A 6ª edição do Festival Interlagos | Suhai Motos 2024, realizada de 6 a 9 de...

Prefeitura de SP inicia obras de requalificação na Santa Ifigênia, conheça o projeto

Alguns nomes de ruas terão seus nomes alterados, como Rua das Noivas, Rua dos Eletrônicos, entre outras providências incluídas no Projeto Ruas Temáticas. O objetivo do órgão é melhorar a circulação de pedestres. A nova legislação permitirá que mais ruas...