Em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros globais celebram o Dia Mundial Sem Tabaco, destacando os perigos à saúde relacionados ao consumo de tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir seu uso.


Acompanhando o tema da OMS deste ano, “A proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”, a ACT Promoção da Saúde lança uma campanha que enfatiza a necessidade de conscientização, principalmente dos jovens, público-alvo da indústria, sobre os danos à saúde dos cigarros eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).

#CancelaOVape

A campanha #CancelaOVape, em parceria com a Repense Comunicação Integrada e a Vital Strategies, tem como objetivo desmistificar os mitos em torno do vape e alertar sobre os danos à saúde associados a essa prática, visando prevenir o aumento do número de usuários. No Brasil, apesar da proibição da venda destes produtos, já são 1 milhão de usuários, sendo 70% destes, jovens entre 15 e 24 anos de idade. A indústria do tabaco tem investido consideravelmente na promoção dos cigarros eletrônicos como uma alternativa supostamente menos prejudicial ao fumo convencional, ao mesmo tempo em que reconhece alguns prejuízos à saúde decorrentes de seu consumo.

Influenciadores digitais

Na última campanha, a ACT alcançou mais de 1,5 milhão de pessoas e registrou mais de 8 milhões de visualizações. Agora, a estratégia é fortalecida com a participação de influenciadores digitais, como Hanna Kalil e Laila Zaid, que criarão depoimentos para conscientizar sobre os perigos do vape, especialmente em relação à nicotina e ao tabaco. Como parte das atividades do Dia Mundial Sem Tabaco 2024, a organização lança o Quiz “Vape e os Impactos na Saúde”, no qual os participantes podem testar seus conhecimentos sobre os DEFs e ganhar um brinde especial.

Resultado do concurso “Cancela o Vape”

A ACT Promoção da Saúde também lançou recentemente o concurso cultural “Cancela o Vape”, que recebeu aproximadamente 40 vídeos de jovens de diferentes partes do país. O objetivo da campanha foi alertar para as estratégias da indústria do tabaco para atrair os jovens ao consumo de cigarros convencionais e eletrônicos, promovendo uma mensagem de prevenção. Os três primeiros colocados ganharão prêmios como iPhone 15, iPad 9 e Apple e o resultado será publicado no dia 29 de maio. Para mais informações acesse o link: www.actbr.org.br


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Segunda-feira | 27 de maio, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Campanha de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal, entenda mais sobre a SAF

A SAF, ou Síndrome Alcoólica Fetal, é uma doença pouco conhecida e de difícil diagnóstico, caracterizada por uma série de manifestações físicas, comportamentais, emocionais, sociais e de aprendizagem. Em 9 de setembro, acontecerá um dos momentos mais...

Pão de Açúcar celebra 65 anos com ofertas até 31 de agosto

Vinhos, cervejas especiais, churrasco e destilados com descontos exclusivos. O esquenta já começa neste fim de semana; nos dias 26 e 27/07 todos os vinhos e espumantes estão com até 65% off. Celebrando 65 anos em agosto, o Pão de Açúcar, uma das maiores...

Aproveite o final das férias para se divertir no Playcenter Family Aricanduva!

As férias escolares estão chegando ao fim e uma dica é visitar os parques de diversões. Conheça esta opção na zona leste. O Playcenter Family do Shopping Aricanduva reúne as principais características do Playcenter e do Playland em uma nova experiência,...

Cinema: assista aos trailers das estreias da semana (26 a 31 de julho)

DEADPOOL & WOLVERINE Deadpool & Wolverine (EUA, 2024) Deadpool & Wolverine reúne o icônico mercenário tagarela Wade Wilson e o poderoso mutante Wolverine em uma aventura explosiva, Wade Wilson desfruta de um momento de aparente calma ao lado de...

Tatuapé vai parar nas páginas policiais, moradores e famílias tradicionais lamentam

Ambição, dinheiro, poder. As transformações do bairro que se expande em diversos segmentos, também atraem a atenção de investimentos por parte do crime organizado e nesta semana desencadearam operações de grande porte da polícia. Agentes da operação Fim da...

McDia Feliz 2024 tiquetes já à venda – Instituto Ayrton Senna

O apoio ao IAS e ao Méqui em prol da educação, também vai ajudar a recuperar o Rio Grande do Sul. As vendas do McDia Feliz 2024 já começaram, e sua participação é fundamental para apoiar a missão do Instituto Ayrton Senna (IAS): transformar a vida de...

Cesta básica volta a subir em junho, mostram índices

Em junho, o valor médio da cesta básica subiu em cinco das oito cidades pesquisadas. No mês de maio, o preço havia aumentado em quatro. A análise, divulgada no dia 17 de julho, é feita mensalmente pela plataforma Cesta de Consumo HORUS & FGV IBRE De...