Já se falou tanto sobre pizzas que fica repetitivo. Ah! Vamos falar sério, isso deixa de ser uma verdade, pois é ótimo falar de pizza!!!
Falar e pensar nas redondas, para muita gente, já traz uma sensação de prazer. Para os paulistanos o hábito de comer pizza, seja em casa ou nas pizzarias e restaurantes é algo que parece inseparável. Portanto, não seria exagero chamar a cidade de ‘capital da pizza’.
São Paulo é a capital da pizza
A pizza se tornou tão popular que em 1985 foi instituído o Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho em todo o Brasil. São Paulo está entre os estados que mais apresenta pizzarias em funcionamento, com 26.160 estabelecimentos. Esses números são seguidos pelo Rio de Janeiro, com 9.739 e Minas Gerais, com 7.668, afirma a APUBRA – Associação Pizzarias Unidas do Brasil.
Imigrantes italianos
As pizzas, logicamente, chegaram ao Brasil com os primeiros imigrantes italianos. Pela sua versatilidade e uma oportunidade para muitos de ganhar o sustento, particularmente na capital paulista, elas foram vendidas nas ruas do Brás, aos operários das fábricas e a quem quisesse comprá-las. Dados da APUBRA reportam que em 1910 foi aberta a primeira pizzaria naquele bairro. Portanto, a paixão pelas redondas é bem antiga.
Maioria das pizzarias da região Sudeste em SP
A região Sudeste possui 52% das pizzarias do país, com São Paulo na liderança, onde segundo a APUBRA, 34% das pizzarias do país estão situadas. Considerando apenas a região Sudeste, 65,2% dos estabelecimentos estão em São Paulo, na sequência, está Minas Gerais com 16% e Rio de Janeiro com 15,8%. O estudo foi realizado com 34.097 pizzarias ativas, dos portes ME, EPP e Ltda, com dados oficiais de empresas cadastradas até dezembro de 2023.
Bem, motivos há de sobra para comemorar. Nesta data tão feliz, a ‘capital da pizza’ te convida a fazer parte dessa energética corrente que envolve todos os apaixonados por elas. Bom apetite!
Destaque – Imagem: aloart
Publicação:
Quarta-feira | 10 de julho, 2024