Premiação acontece em duas fases, de 6 a 29 de junho, e tem participação direta do público na escolha das melhores pizzas marguerita, de calabresa e portuguesa, e dos melhores estabelecimentos das cinco regiões de São Paulo.
São Paulo é um dos centros mundiais da pizza, com cerca de 4.500 pizzarias, que assam mais de 570.000 discos por dia – de acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra). Só Nova York tem mais pizzarias do que a capital paulista. Esses números e o desejo de dar voz aos próprios paulistanos para elegerem as melhores pizzas e as melhores pizzarias da cidade inspiraram o jornalista Miguel Icassatti e o chef Eduardo Maya a lançarem o SP8 Pizza, primeira premiação 100% dedicada ao segmento, com participação do público.
O SP8 Pizza surge para valorizar um patrimônio da gastronomia paulistana, que mobiliza paixões e movimenta uma imensa cadeia de negócios.
O concurso acontece em duas etapas, por meio de um site, que, segundo os organizadores, estará disponível para votação a partir do dia 6 de junho. Para votar, será necessário inserir um e-mail válido, para o qual o SP8 Pizza enviará um e-mail automático de confirmação. E para validar o voto, é indispensável confirmar o voto nesse e-mail. Dessa forma, estará garantida a lisura da votação.
A primeira fase vai até 15 de junho, na qual os paulistanos poderão opinar pela Melhor Pizza de Calabresa, Melhor Pizza Marguerita e Melhor Pizza Portuguesa. Na segunda fase, que vai de 20 a 29 de junho, serão classificadas as três pizzarias mais votadas de cada região da cidade: Centro e zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.
Dentre as 15 finalistas, o público apontará qual é a melhor pizzaria de cada região. A mais votada entre todas, nas duas fases, ganhará o prêmio de Melhor Pizzaria de São Paulo. O resultado será divulgado no dia 12 de julho, durante o evento inédito Festa da Pizza, a ser realizado no Museu da Imigração.
Destaque – Imagem: aloart / G I