Domingo | 11 de junho, 2023

A prática de exercícios físicos há muito tempo deixou de ser privilégio de poucos para se tornar atividade comum, devido os benefícios que traz à saúde. Vamos conhecer algumas dicas alimentares que podem ajudar no rendimento.


Ao consultarmos diversas instituições foi possível perceber que os nutricionistas dividem os alimentos em grupos. Um exemplo bem bacana veio do Eigier Diagnósticos. Eles separaram três grupos principais: carboidratos, gorduras e proteínas.

Carboidratos

Fontes primárias de energia durante as atividades físicas, são exemplos: frutas, vegetais, cereais integrais, pães e massas.

Gorduras

De acordo com o levantamento da Eigier, a gordura desempenha papel fundamental nas necessidades energéticas e hormonais, e aponta: nozes, castanhas, óleo de abacate e coco.

Proteínas

A proteína possui a função primordial de reparar e favorecer o crescimento dos músculos, sendo que as fontes preferenciais são as seguintes: carnes magras, ovos, laticínios (iogurte, leite, queijo cottage) e legumes.

Nutrição

É importante salientar que as necessidades de energia dos atletas ou praticantes contumazes de exercícios físicos são diferentes de pessoas comuns – aquelas que praticam exercícios muito leves ou não praticantes. De qualquer maneira, consultar nutricionistas para conhecer suas necessidades alimentares é fundamental, assim como elas podem variar de acordo com cada tipo físico, dentre outras características particulares de cada indivíduo.

10 dicas alimentares

É vasta a lista de alimentos necessários para o bom desempenho físico e saudável. Deixamos aqui algumas possibilidades:
1 – Nozes;
2 – Sementes;
3 – Cereais;
4 – Suco de laranja integral;
5 – Feijões;
6 – Queijo;
7 – Iogurte;
8 – Leite ou leite de soja;
9 – Vegetais folhos verde-escuros;
10 – Frutas e vegetais vermelhos ou laranja.


Fonte: Eigier Diagnósticos


Destaque – Imagem: aloart