Domingo | 11 de junho, 2023
No dia 1º de junho, o governador Tarcísio de Freitas autorizou a contratação do estudo que tem como objetivo avaliar tecnicamente a transferência da administração governamental paulista para a região dos Campos Elíseos, como forma de revitalizar totalmente uma das regiões mais degradadas do centro de São Paulo.
Desde janeiro deste ano, o Estado promove ações conjuntas com a prefeitura da capital para mitigar a degradação urbana e ampliar a sensação de segurança para todas as pessoas que vivem e trabalham no centro de São Paulo. Com o aumento do patrulhamento ostensivo, repressão ao tráfico de drogas e acolhimento de dependentes químicos em serviços de saúde e assistência social, o Governo de São Paulo está conseguindo reduzir a criminalidade e as cenas abertas de uso de entorpecentes na região.
Revitalização
“Hoje, a administração pública estadual está espalhada por 56 edifícios e ocupa 807 mil m² de área, quando a nossa necessidade é de 300 mil m². Há ineficiência de ocupação de espaço e em termos de recursos. Vamos, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), desenvolver o projeto e pensar a questão urbanística e arquitetônica para ter uma esplanada nos Campos Elíseos com sustentabilidade, acessibilidade e que seja icônica e funcional. Transferir o poder público para o centro traz também a segurança, a circulação de pessoas, os hotéis, os restaurantes e você começa a ter atividade de novo”, disse o governador.
Segurança
Entre 8 e 14 de maio, as regiões de Campos Elíseos e Santa Cecília registraram 103 roubos, o menor número desde o início da apuração de índices criminais no centro de São Paulo, no fim de março. Os dados foram obtidos por meio da ferramenta do Governo que traz um diagnóstico semanal dos índices de criminalidade nas chamadas Cenas Abertas de Uso de Entorpecentes. O número de furtos também teve queda em relação à semana anterior, com 184 casos.
Resultados
Os resultados positivos demonstram a efetividade das ações integradas realizadas pelo Governo do Estado e a Prefeitura, que desde o início do ano tratam como prioridade a revitalização do centro da capital, que vem enfrentando degradação há anos. A Polícia Militar reforçou o policiamento na região com a Operação Impacto Centro, que intensificou o patrulhamento ostensivo com 120 policiais e 80 motocicletas. Já a Polícia Civil realiza a Operação Resgate, com o objetivo de asfixiar o tráfico de drogas no centro.
Recuperação do centro
“A preocupação imediata do governo é fazer uma intervenção humana para resgatar o centro de São Paulo e devolvê-lo à população. O próximo passo é de longo prazo, mas também é aquele que pode ser a solução definitiva para revitalizar a região central: uma intervenção urbana de grande porte que vai unir o Governo do Estado e o setor privado neste objetivo”, resumiu o secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, durante a assinatura do contrato com a Fipe. As forças de segurança desempenham um papel fundamental no processo de recuperação do centro, por isso, além das operações das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica que são realizadas constantemente na região, a Secretaria de Segurança Pública também estuda e desenvolve políticas públicas para gradativamente mudar este cenário.
Fonte: Portal do Governo / Secretaria de Segurança Pública / SP
Destaque – Assinatura do Contrato de Estruturação de PPP para Mudança da Sede Administrativa para o Centro da Capital. Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP