A frase é do secretário de Projetos Estratégicos do govenro paulista, Guilherme Afif sobre o Novo Centro Administrativo Campos Elíseos. Conheça alguns detalhes sobre o projeto que vai trazer de volta a merecida vitalidade aos lugares que deram origem à metrópole.


O projeto do novo centro administrativo do Estado de São Paulo ganhou seu edital nesta terça-feira (24). Empresas interessadas em assumir o projeto têm até o dia 6 de outubro para apresentar propostas. Uma vez escolhida, as obras devem se iniciar em 2027 e ser entregues em 2030 (leia aqui).

 

Em entrevista à Agência SP, o secretário de Projetos Estratégicos do Estado, Guilherme Afif, detalhou o projeto.

Como será o novo complexo administrativo do Governo no Centro?

A nova sede do Governo de São Paulo será no Palácio dos Campos Elíseos, localizado na região central da capital. No entorno da Praça Princesa Isabel, a concessionária construirá os edifícios que abrigarão as secretarias do Estado. Para isso, os investimentos estão estimados em R$ 5,4 bilhões. A iniciativa integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

“É o maior plano de urbanização feito em São Paulo nos últimos tempos. Para investir na recuperação do centro, não adiantava só ter medidas paliativas. Era preciso uma mudança estrutural. Mudar o Governo, com 22 mil funcionários, é um choque de progresso na região”, diz Afif.

Como ficará o centro de São Paulo com a mudança?

A construção do novo centro exige mudanças na região. O terminal de ônibus Princesa Isabel, localizado na frente do Palácio Campos Elíseos, será removido e realocado para a avenida Cásper Líbero, próximo à Estação da Luz. “Está dentro da mesma região e nenhuma linha será alterada. Todas continuarão passando por lá”, explica o secretário.

Além disso, haverá desapropriação de moradias. Nesse caso, o Governo de São Paulo garantirá assistência à população impactada pelas mudanças. “Ela ficará dentro de uma mesma área próxima desse centro, porque ela já vive no bairro. Não queremos tirar essa oportunidade de permanecer”, esclarece Afif.

A concessionária responsável pelo projeto ficará encarregada das desapropriações. De acordo com o cronograma do projeto, o processo de desapropriação, juntamente com a provisão de novas moradias, ocorrerá em 2026.

 

 

O que acontecerá com o Palácio dos Bandeirantes?

Atualmente, o Palácio dos Bandeirantes, localizado na região do Morumbi, zona sul de São Paulo, é a sede do Governo de São Paulo. Com a mudança para o centro da capital, o Palácio dos Bandeirantes permanecerá como a residência oficial do governador.

Já o novo centro da região dos Campos Elíseos será local de despacho “para facilitar a vida dos secretários e das várias autarquias que têm despachos permanentes no Palácio [dos Bandeirantes]. Em vez de atravessar a cidade, se atravessa a rua ou a praça, e o governador está lá para despachar”.

Eficiência de gastos

O secretário menciona que a mudança do centro administrativo promoverá uma economia de gastos. Atualmente, a administração estadual está distribuída em 40 imóveis, que somam 800 mil metros quadrados de ocupação. A mudança reduzirá o espaço ocupado a 250 mil metros quadrados, o que reduzirá gastos com manutenção.

A nova estrutura terá capacidade para cerca de 22,7 mil servidores, distribuídos em sete edifícios e dez torres. O complexo contará também com teatro, auditórios, salas multiuso e outros espaços.

Além disso, surgem novas possibilidades de arrecadação: “Aqueles [edifícios] que não são tombados podem ser vendidos. Você tem um balanceamento de custos muito favorável à concentração”.

A sede do Governo já foi no centro de São Paulo (leia aqui)


Destaque – Guilherme Afif, secretário de Projetos Estratégicos do Estado. Foto: Governo de São Paulo / Divulgação


Leia outras matérias desta editoria

Ministério Público responde sobre cobranças indevidas nas contas de luz da Enel SP

A Enel SP alega que são legais as cobranças que emite aos seus clientes, que para a concessionária são traduzidas em ‘unidades consumidoras’. Mesmo totalmente fora de padrão, a companhia multinacional vem prorrogando ações na justiça e se livrando de...

Prefeitura entrega reforma no HMIMJ com dinheiro recuperado da ‘máfia dos fiscais’

A reforma de 33 leitos no hospital, que é referência nacional em mais de 30 especialidades pediátricas e presta atendimento 100% gratuito, foi viabilizada com recursos recuperados pelo GEDEC. Com investimento total de 7,6 milhões, a Prefeitura de São Paulo...

Estudo revela quais os carros mais visados pelos bandidos em São Paulo e os Top 10 entre os bairros

Mesmo apresentando queda, o Tatuapé é o número 1 dos Top 10 entre os bairros onde mais se furtam automóveis. Fiat Mobi, Fiat Argo, Renault Kwid, Hyundai HB20 e Fiat Strada Volcano foram os modelos seminovos mais visados pelos criminosos, entre janeiro e...

Metrô comunica alteração na Linha 2-Verde neste final de semana, programe o seu trajeto

A linha vai funcionar com velocidade reduzida na noite de sábado (5) e durante todo o domingo (6). O metrô sinaliza que os passageiros poderão utilizar as linhas 4-Amarela, 3-Vermelha e 1-Azul como alternativas. A circulação dos trens na Linha 2-Verde será...

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô, divulgada no final de junho pela Prefeitura de São Paulo, também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população. Pela primeira vez desde o início da série histórica da...

Salário mínimo paulista é R$ 1.804 e já está em vigor

A categoria dos cuidadores de pessoas com deficiência foi incluída. A remuneração é 10% superior àquela que vigorou em 2024. Veja todos os trabalhadores beneficiados. O novo salário mínimo paulista começa a valer nesta terça-feira, 1º de julho, no estado...

Procon-SP e Arsesp respondem sobre cobranças indevidas da Enel SP — MPSP e Aneel não responderam

O Procon-SP e a Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo - ARSESP, responderam sobre o tema. Veja as respostas abaixo e veja como proceder para receber valores cobrados indevidamente nas contas de luz. Apesar dos transtornos, conforme a Lei a...