A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) realizou a Operação Impacto Metropolitano ‘Muralha Paulista’, em Osasco e região, na Grande São Paulo. Veja os resultados dessa ação que envolveu centenas de policiais e viaturas.
A operação da PM aconteceu na última terça-feira (11/06) envolvendo 1,7 mil policiais militares e mais de 540 viaturas, superando as expectativas do número divulgado pela instituição dias antes. O balanço final foi divulgado ontem (12) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) paulista (veja no quadro abaixo). “Muitos criminosos migram para municípios vizinhos em ações como essas. Como estávamos com viaturas paradas em pontos estratégicos, conseguimos efetuar as prisões”, analisou o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 8, Cel PM Renato Lopes, unidade onde foi instalado um gabinete estratégico.
Comandos integrados
A ação integrou os comandos do CPA-M/6 (Grande ABC), CPA-M/7 (Guarulhos), CPA-M/8 (Osasco) e CPA-M/12 (Mogi das Cruzes), além de batalhões especializados como o Policiamento de Choque, Trânsito, Rodoviário e Ambiental (saiba mais). “Os policiais receberam QR Codes para detectar áreas com maior ou menor incidência criminal na região, que foram mapeadas previamente com base nos indicadores criminais. Assim, houve um cuidado maior em perímetros mais delicados”, informou a SSP.
Policiais civis das delegacias de Osasco e guardas civis municipais locais também apoiaram a operação. “É um modelo baseado em quatro frentes que, além da tecnologia, conta com análise criminal, comunicação social e divulgação com parceiros institucionais interessados em segurança pública. É um formato já utilizado em outros locais da capital e que trouxe excelentes resultados”, diz o comandante do policiamento metropolitano, Cel PM Caio Oliveira.
Queda nos índices criminais
A cidade de Osasco apresentou queda nos índices criminais nos primeiros quatro meses do ano. De janeiro a abril, os roubos e furtos em geral caíram mais de 30% na região, com 640 crimes evitados no período.
“Nosso objetivo hoje é um só: prender criminosos. Essa estratégia de produtividade operacional adotada em todo o estado reflete diretamente na queda dos indicadores criminais”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (assista) que esteve presente em Osasco, durante o início da Operação Impacto Metropolitano ‘Muralha Paulista’.
Ações continuam
De acordo com a SSP, a ação das polícias também evitou que 220 veículos fossem roubados ou furtados na cidade no comparativo com o quadrimestre no ano passado. A fiscalização contra criminosos que lucram com o desmonte de peças de veículos para revenda também tem sido intensificada.
Com informações do CPM e SSP-SP / Welington Nascimento SSP-SP
Destaque – Imagem: PM / Divulgação
Publicação:
Quinta-feira | 13 de junho, 2024