Com a chegada da maior tuneladora da América Latina à futura estação Anália Franco do Metrô, mais uma fase importante começou a ser concretizada.
Depois de percorrer 1,6 km, o Tatuzão – carinhosamente apelidado de ‘Cora Coralina’ – venceu a distância que separa o Complexo Rapadura e as futuras estações Vila Formosa e Anália Franco, retirando 141 mil metros cúbicos de terra. O trecho recebeu um total de 873 anéis de concreto para revestimento das paredes do túnel que ligará aquelas futuras estações.
Chegada à estação Vila Formosa
Antes de atingir o Jardim Anália Franco o Tatuzão chegou à estação Vila Formosa, no dia 29 de fevereiro de 2024. A futura estação está sendo construída em uma área de 9,1 mil metros quadrados e a 44 metros de profundidade – equivalente aproximado a um prédio de 10 andares –, tem 49% das obras concluídas e acesso pelo encontro da avenida Dr. Eduardo Cotching com a rua Tauandê, na zona leste.
Estação Anália Franco
No dia 27 de junho o Tatuzão chegou à futura estação Anália Franco, concluindo mais um ciclo de construção dos túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô. Assim como aconteceu na chegada à Vila Formosa, após romper a barreira subterrânea e alcançar o Jardim Anália Franco, a máquina que tem cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas, passa por um período de revisão que pode durar cerca de 20 dias. Veja como foi a evolução da construção da estação Anália Franco nos anos 2021, 2022 e 2023 (vídeos).
Próximas escavações
Seu próximo destino será a escavação rumo à futura estação Santa Clara, parando antes no poço Cestari. O destino final desta etapa é o poço Falchi Gianini – que fica pouco antes da estação Vila Prudente (já em operação) –, passando também pela estação Orfanato. Depois que concluído este trecho, o Shield é desmontado e remontado no canteiro de obras da estação Penha, para escavar no sentido do Complexo Rapadura, concluindo todo o túnel.
Previsão de conclusão
Conforme a meta do Governo do Estado, a primeira etapa da expansão, de Vila Prudente à Vila Formosa, deve ser concluída até 2026, e a segunda, de Vila Formosa até a Penha, no ano seguinte. Depois de pronto, o novo trecho vai agilizar o deslocamento dos moradores da zona leste, facilitar a mobilidade para outras regiões, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem de São Paulo.
Ampliação da Linha 2-Verde
A ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações – entre elas a estação Anália Franco – cruzando a zona leste de São Paulo. O investimento governamental está previsto em R$ 13,3 bilhões.
Destaque – A imagem mostra o aspecto da futura estação Anália Franco em vista aérea de abril deste ano. Foto: Metrô / Divulgação / Reprodução: aloart
Publicação:
Sábado | 20 de julho, 2024