Nos dias (6 e 7 de julho) uma oportunidade para escrever seus desejos nos tanzakus e participar da grande festividade que recebe anualmente milhares de visitantes.


O Festival das Estrelas ou Tanabata Matsuri, que acontece no bairro da Liberdade na capital paulista, é uma celebração tradicional japonesa e como outras tem origem em lindas histórias ou lendas. A festa anual remete ao encontro entre as estrelas Orihime e Kengyu (Vega e Altair), separadas pela Via Láctea – leia a lenda no final do post.

Folclore e atrações

Com entrada gratuita, a 45ª edição do Tanabata Matsuri começa às 10h e prossegue com apresentações de taikô (tambores japoneses), músicas tradicionais, danças folclóricas e artes marciais. Dentre outras atrações as barracas de comidas, onde os sabores da cozinha japonesa ganham destaque com sushis, tempurás, yakisobas, takoyakis e outras delícias.

Tanzakus

Para comemorar a data, a Liberdade ganha uma decoração especial com bambus enfeitados e coloridos. Os visitantes podem deixar seus pedidos nos tanzakus – pequenas fitas (ou bilhetes) onde as pessoas fazem seus pedidos e depois são pendurados nos bambus durante o Tanabata. Depois da festa, são enviados pelos organizadores a uma cerimônia, onde as fitas são queimadas para que a fumaça leve os pedidos até Orihime e Kengyu.

Celebração

A seguir leia uma versão da lenda que deu origem à festividade, comemorada há cerca de 1.150 anos e uma das mais importantes festas populares do Japão. Há registros de que o festival foi celebrado pela primeira vez no ano de 755 pela Imperatriz Koken, depois incluído nas comemorações do Palácio Imperial de Kyoto a partir do Período Heian (794–1185), mas o “Festival da Sétima Noite”, como também é conhecido, só ganhou popularidade na Era Edo (1603–1868), quando foi oficializado como feriado nacional.

 

Imagem: aloart

 

Lenda do Tanabata Matsuri

Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime (織姫) a “Princesa Tecelã”.

Certo dia Tentei (天帝) o “Senhor Celestial”, pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu (牽牛) o “Pastor do Gado” (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.

Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.

Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.

A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.

Na mitologia japonesa, este casal é representado por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que, segundo os astrônomos, realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).

Realização

O Festival das Estrelas / Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade e pela Associação da Província de Miyagi, na praça da Liberdade, em São Paulo, sempre no mês de julho.


Destaque – Imagem: aloart


Publicação:
Sábado | 6 de julho, 2024


Leia outras matérias desta editoria

Festival Tanabata Matsuri na Liberdade em SP, visite

Nos dias (6 e 7 de julho) uma oportunidade para escrever seus desejos nos tanzakus e participar da grande festividade que recebe anualmente milhares de visitantes. O Festival das Estrelas ou Tanabata Matsuri, que acontece no bairro da Liberdade na capital...

Cinema: assista aos trailers das estreias da semana (4 de julho a 11 de julho)

MEU MALVADO FAVORITO 4 Despicable me 4 (EUA, 2024) Gru, o supervilão favorito de todo o mundo. que virou agente da Liga Antivilões, está de volta para uma nova e ousada aventura cheia do caos provocado pelos Minions. Ele e suas filhas Margô e Agnes agora...

CCBB homenageia Al Pacino, a lenda viva do cinema

Mostra acontece no CCBB SP de 06 de julho a 18 de agosto. Ícone indiscutível da indústria cinematográfica, Al Pacino será homenageado no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo CCBB. A mostra PACINO já passou pelo CCBB RJ e também estará em cartaz no...

Cinema: assista aos trailers das estreias da semana (27 de junho a 4 de julho)

A GRANDE FUGA The Great Escaper (EUA, 2023) A história real de Bernard Jordan. O veterano da Segunda Guerra Mundial foi manchete nos jornais do mundo todo após fugir da casa de repouso onde vivia para se juntar a outros veteranos na França, durante o 70º...

Estreias da semana no cinema, assista aos trailers – 20 de junho

CLUBE DOS VÂNDALOS The bikeriders (EUA, 2023) Inspirado livro de fotografia de Danny Lyon. Um mergulho na subcultura dos motociclistas da década de 1960. Kathy, integrante obstinada dos Vândalos e casada com o ousado e imprudente motociclista Benny, narra...

Grupo Tapa: Últimas apresentações de Tio Vânia, de Anton Tchekhov – Sesc Santana, assista

Últimas apresentações neste final de semana. Marcando os 45 anos de história do Grupo Tapa, o espetáculo do final do século 19 toca em assuntos relacionados à ecologia, feminismo, disputa de terras e relações amorosas. Estão em cena Anna Cecília Junqueira,...

Sesc Itaquera: observação de aves e trilha na programação especial de meio ambiente, aproveite

Atividades exploram a área verde da unidade, que tem 350.000 m2 e faz parte da Área de Proteção Ambiental do Carmo. Localizado na maior área verde da zona leste de São Paulo, o Sesc Itaquera tem atividades variadas de meio ambiente em junho. Durante todo o...

Musical infantil ‘Operilda Cai no Choro’ estreia no CCB SP, programe-se para assistir

Contando a história do surgimento do chorinho brasileiro, o espetáculo concebido por Andréa Bassitt, tem pré-estreia no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo no dia 27 de junho, quinta, às 11 horas. A temporada acontece até 28 de julho às sextas,...