As crenças pagãs dos vikings alimentaram as atitudes fatalistas e destemidas demonstradas por alguns desses aventureiros. Segundo a mitologia nórdica, heróis mortos em combate acabavam em Valhalla – um destino de vida após a morte no formato de um imponente salão em Asgard, o reino dos deuses. Então, quem são os deuses vikings?
Assim como os próprios vikings, seus deuses são personagens bastante complexos. Veja Odin, o rei do clã Æsir e o deus da guerra, da sabedoria, da poesia e da morte, montado em seu cavalo de oito patas, “Sleipner”. A esposa de Odin, Frigg, é a deusa dos relacionamentos, protegendo todas as mães, apesar das frequentes infidelidades. Baldr – a bondade personificada – é filho de Odin e Frigg. Representando a coragem, ele é morto pelo deus Loke e lamentado para sempre.
Para continuar a contagem, Freyr e sua irmã Freyja personificam a fertilidade e promovem uma colheita frutífera, gado saudável e paz. Caminhando em meio a trovões e relâmpagos, Thor também é associado à fertilidade, mas, acima de tudo, ele tem o talento de controlar o caos e manter gigantes à distância – uma tarefa facilitada com seu amado martelo “Mjölnir”.
Destaque – O ator sueco Alexander Skarsgård interpreta Amleth no filme viking The Northman. Foto: Aidan Monaghan / © 2022 Focus Features, LLC



