Nova campanha governamental em São Paulo visa conscientizar a população sobre a necessidade de economizar água diante de uma das secas mais severas dos últimos dez anos. A iniciativa reforça a urgência de mudanças nos hábitos cotidianos para preservar os reservatórios e garantir a segurança hídrica no estado.
O Governo de São Paulo apresentou uma nova campanha de conscientização sobre o uso responsável da água, em meio a um cenário de escassez hídrica considerado um dos mais críticos da última década. Com o conceito “Gota por gota. Mais do que nunca”, a ação chama a atenção para o fato de que, apesar das chuvas registradas recentemente em diversas regiões, os volumes não têm sido suficientes para recompor os reservatórios de abastecimento.
A campanha é uma evolução da iniciativa anterior, “Gota por gota. Todos por todos”, e reforça a importância do consumo consciente e da revisão de hábitos diários. Entre as orientações estão medidas simples, como reduzir o tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar a louça e evitar o uso de mangueira na limpeza de áreas externas.
Redução da pressão de água
Ainda na semana passada, em contato com a assessoria da Sabesp, fomos informados de que a redução de pressão de água em determinados horários noturnos deve continuar. Apesar de preventiva e temporária, desde que foi iniciada em 27 de agosto de 2025, já economizou aproximadamente 83 bilhões de litros de água, volume equivalente ao consumo mensal de 14 milhões de pessoas.
A medida foi deliberada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e somente o órgão pode suspendê-la. De acordo com a Sabesp, os imóveis que possuem suas instalações conectadas às caixas-d’água devem sentir menos os efeitos da redução de pressão.
Conscientização
Além da conscientização, a campanha também destaca os investimentos do Governo do Estado para fortalecer a segurança hídrica. Segundo a gestão estadual, mais de R$ 25 bilhões estão sendo aplicados em ações voltadas à ampliação do monitoramento, à modernização da infraestrutura e à superação de problemas históricos relacionados ao abastecimento de água.
A estratégia de comunicação seguirá ativa nos próximos meses, com ações especiais em locais de grande circulação, como estações de trem e metrô, com o objetivo de ampliar o alcance da mensagem e reforçar a conscientização da população.
Destaque – Destaque – Foto: Sabesp / Arquivo Jan/26



