A Galáxia Arp, devido sua longa cauda também é conhecida como a Galáxia do Girino. A captura foi eleita imagem do dia 15 de julho pelas equipes e astrônomos da NASA.
Por que essa galáxia tem uma cauda tão longa? Nesta vista deslumbrante, com base em dados de imagem do Hubble Legacy Archive, galáxias distantes formam um cenário dramático para a galáxia espiral Arp 188, a Galáxia do Girino. O girino cósmico está a apenas 420 milhões de anos-luz de distância em direção à constelação do norte do Dragão (Draco). Sua cauda atraente tem cerca de 280 mil anos-luz de comprimento e apresenta enormes aglomerados de estrelas azuis brilhantes.
Sua formação se deve a intrusão de outra galáxia mais compacta que cruzou a frente da Arp 188 – da direita para a esquerda nesta vista – e foi lançada atrás da Galáxia do Girino por sua atração gravitacional. Durante a aproximação do encontro, as forças de maré atraíram as estrelas, o gás e a poeira da galáxia espiral, formando a cauda espetacular. A própria galáxia intrusa, estimada em cerca de 300 mil anos-luz atrás do Girino, pode ser vista através dos braços espirais em primeiro plano no canto superior direito.
Seguindo seu nome terrestre, a Galáxia do Girino provavelmente perderá sua cauda à medida que envelhecer, com os aglomerados de estrelas da cauda formando satélites menores da grande galáxia espiral.
Publicação:
Domingo | 21 de julho, 2024